“Papo de Responsa” da Polícia Civil integrou capacitação sobre combate à violência contra a mulher

Nesta semana, ocorreu o segundo encontro da 1ª Capacitação sobre Combate à Violência Contra a Mulher. A atividade – promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (COMDEMULHER) – ocorreu no Centro de Artes Lucas Franco de Lima. A capacitação tem como público alvo os agentes comunitários de saúde para a promoção de ações de combate à violência contra as mulheres em São Luiz Gonzaga.

O segundo encontro foi coordenado pela Polícia Civil, a qual promoveu uma edição do “Papo de Responsa” para os participantes da capacitação. Na ocasião, a delegada titular da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente, Tanea Regina Bratz, ressaltou a necessidade de mudar ações para melhorar a sociedade. “Uma visita, um atendimento, o enxergar a pessoa é fundamental. Como agentes de saúde, vocês tem acesso as casas das pessoas. Precisamos ver com olhos que querem enxergar, ouvir com ouvidos que querem ouvir. Nós desejamos um mundo melhor, para isso precisamos mudar nossas atitudes, fazer o nosso melhor”.

Após a interpretação da música “Camila”, da banda Nenhum de Nós, pelo inspetor Luiz Eduardo Morais, a escrivã Rubiane Minozzo Cardoso, falou sobre a rotina de atendimentos no Plantão Policial e o papel da polícia quando a mulher rompe o ciclo da violência. “Atendemos muitos casos diariamente e assim como o trabalho da polícia, o trabalho dos agentes de saúde não é fácil, mas vocês precisam ter consciência da importância da profissão de vocês. Algumas vezes, pode parecer que estamos incomodando. Isso não é verdade. Precisamos nos importar com outros e fazer o nosso melhor”. A escrivã e conselheira do COMDEMULHER, Edna Ferreira da Silva e o escrivão Wagner Pacheco também integraram a equipe do Papo de Responsa.          

A 1ª Capacitação sobre Combate à Violência Contra a Mulher iniciou em junho, com palestra ministrada pela integrante do COMDEMULHER, a psicóloga Vanessa Ibargoyen, abordando o tema “Empoderamento feminino e a violência doméstica”. O terceiro e último encontro da capacitação ocorrerá em agosto. A palestra será ministrada pela agrônoma da Emater/RS-Ascar, Cecília Margarida Bernardi, abordando o tema “O Papel das Atrizes das Redes de Prevenção e Violência Contra a Mulher”. 

O COMDEMULHER agradece o apoio da Polícia Civil; Secretaria de Turismo e Cultura; CRAS; Emater/RS-Ascar e Posto da Mulher.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do COMDEMULHER