COMDEMULHER promove a 1ª Capacitação sobre Combate à Violência Contra a Mulher

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (COMDEMULHER) segue mobilizado em promover ações de combate à violência contra as mulheres em São Luiz Gonzaga. Na semana passada, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Ação Social, iniciou a 1ª Capacitação sobre Combate à Violência Contra a Mulher. A atividade ocorreu no Centro de Artes Lucas Franco de Lima, tendo como público alvo os agentes comunitários de saúde.

A solenidade de abertura do evento contou com a participação do prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani; do presidente da Câmara de Vereadores, José Antonio Flach Werle (Piti); do promotor de justiça Marcos Roberto Lamin; da secretária de Ação Social e Comunitária, Nelvia Tavares; da coordenadora da Estratégia Saúde da Família (ESF), Katiele Almeida e da presidente do COMDEMULHER, Silvana Mazzanti Barroso. “A mulher continua sendo vítima de violência doméstica no Brasil e as estatísticas regionais são alarmantes. A rede de atendimento em São Luiz Gonzaga tem papel relevante para o enfrentamento e a prevenção desta violação de direitos humanos. Agradecemos a parceria das secretarias de Saúde e de Ação Social na promoção desta capacitação – a qual terá mais dois encontros – e ao apoio dos agentes comunitários de saúde nesta luta”, ressaltou a presidente Silvana Barroso.

O primeiro encontro de capacitação foi coordenado pela integrante do COMDEMULHER, a psicóloga Vanessa Ibargoyen, que também atua no Centro de Apoio e dos Direitos das Mulheres. O tema do encontro foi “Empoderamento feminino e a violência doméstica”. “Quando falamos em direitos e segurança da mulher, ainda há muito a ser conquistado. Entretanto, o empoderamento das mulheres vem promovendo uma importantíssima e progressiva mudança de mentalidade na sociedade de modo geral. Graças a ele, comportamentos abusivos não são mais considerados como práticas normais. Também é importante reconhecer os tipos de violência, as causas, as consequências e o ciclo da violência, no qual a mulher fica presa ao relacionamento abusivo”, destacou a profissional.

A capacitação continua em julho, no Centro de Artes Lucas Franco de Lima. No próximo dia 15, a delegada de polícia Tanea Regina Bratz realiza a palestra “Violência Doméstica contra a Mulher e a Lei Maria da Penha”. Em agosto, a palestrante do terceiro e último encontro da capacitação será a agrônoma da Emater/RS-Ascar, Cecília Margarida Bernardi, abordando o tema “O Papel das Atrizes das Redes de Prevenção e Violência Contra a Mulher”.

O COMDEMULHER agradece o apoio da Pintando o 7 Decorações (de Mariele Savian); Secretaria de Turismo e Cultura; CRAS; Liga Feminina de Combate ao Câncer; Personalize; Emater/RS-Ascar; Posto da Mulher e Conselho Regional de Psicologia.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do COMDEMULHER