Caminhada chamou a atenção para o combate ao abuso e a exploração de crianças e adolescentes

Mais de 300 pessoas se reuniram na manhã desta sexta-feira (17) a fim de chamar a atenção da comunidade são-luizense para uma triste realidade presente no município. A Praça da Matriz foi o local de saída e de chegada da caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A mobilização foi realizada pela Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de São Luiz Gonzaga, a qual é integrada por diversas instituições e entidades do município. Uma multidão percorreu as ruas centrais da cidade, informando a população maneiras de se unir a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. “Ficamos muito felizes com a caminhada e a grande participação da comunidade, dos alunos, professores e de todos que se doaram para o sucesso dessa mobilização. Não podemos fechar os olhos. Denuncie! Somente unidos vamos conseguir ajudar e proteger as nossas crianças e adolescentes”, destacou a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a assistente social Valéria Castro.

A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente agradece a participação de todos que integraram a caminhada. Agradecimentos especiais também ao apoio da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Subseção da OAB de São Luiz Gonzaga e aos alunos e professores das escolas municipais e estaduais, que se uniram de forma efetiva à mobilização.

DISQUE 100

Para realizar a denúncia, é possível ligar (de forma gratuita e anônima) para o Disque 100. A central irá repassar as informações aos órgãos competentes. Também é possível entrar em contato com o Conselho Tutelar, pelos números (55) 3352-4172 ou (55) 9 8419-0143 e com a Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA), pelo número (55) 3352-8115.

A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de São Luiz Gonzaga é integrada pelo CREAS, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Secretaria de Ação Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, CAPS AD, CAPS II, Conselho Tutelar, Lar Escola, DPCA, Ministério Público e Juizado da Infância e Juventude.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga