Administração Municipal realiza mutirão para cadastro e atualização do CadÚnico

Para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Bolsa Família que não realizaram a atualização de informações nos últimos dois anos ou inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), a Secretaria de Ação Social e Comunitária, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação e Esporte promovem o mutirão “Conhecer para incluir”. A mobilização ocorre no próximo sábado, 18 de maio, na Escola Municipal Ernestina Amaral Langsch, das 9 horas até às 16 horas, atendendo os moradores do Bairro Floresta e Boa Esperança.

Durante o mutirão, a Secretaria de Ação Social também irá informar e sanar dúvidas sobre a Regularização Fundiária nos bairros. “Pedimos para que os beneficiários aproveitem o mutirão e realizem a atualização dos dados cadastrais no CadÚnico, além de também participar das atividades que serão realizadas durante o ‘Conhecer para incluir’. Não deixem de atualizar as informações e garantir a continuidade do pagamento dos benefícios”, destacou a secretária de Ação Social e Comunitária, Nelvia Tavares.

BPC

O processo de atualização do CadÚnico dos beneficiários do BPC é realizado há dois anos, sendo que a não atualização dos dados pode resultar na suspenção do benefício. “Após trabalhar na atualização cadastral, com visitas domiciliares, busca ativa e divulgação na imprensa e eventos, não atingimos 70% da população que necessita fazer a atualização para continuar recebendo o BPC. O período de atualização é conforme calendário divulgado pelo Ministério da Cidadania, o qual dá o prazo final de até três meses, a contar da data de aniversário do beneficiário, para a atualização do cadastro. Tem endereços que visitamos inúmeras vezes e não encontramos ninguém em casa, ou o beneficiário não mora mais no local. Isso nos preocupa! Muitas vezes é o único sustento da família. Caso não possa ir até o CRAS ou a Secretaria de Ação Social, pedimos que o beneficiário entre em contato conosco, nos ligue”, ressaltou a coordenadora do CRAS, Luciane Espindola Nunes.

Para a atualização, é necessário apresentar o comprovante de residência e documentos de identificação de todos que residem na casa. O BPC é destinado a idosos acima de 65 anos e a pessoas com deficiência que possuem impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, impossibilitadas de se manterem financeiramente. Para mais informações, é possível entrar em contato com o CRAS – na Avenida Senador Pinheiro Machado, número 3800 – pelo telefone (55) 3352-4428, ou com a Secretaria de Ação Social e Comunitária – no Setor do Bolsa Família – pelo (55) 3352-9353.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Secretaria de Ação Social

Foto: Ilustração