Conviver completa 26 anos de atividades em São Luiz Gonzaga

O Programa de Convivência para a 3º Idade (Conviver) segue promovendo momentos de confraternização e alegria entre os idosos do município. Em 22 de agosto, o Conviver completou 26 anos de existência, com uma grande comemoração na sede da Associação de Moradores do Bairro Gruta, no último dia 29.

A festividade contou com a presença de autoridades do município, como o vice-prefeito Mário Trindade; o secretário de Ação Social e Comunitária, Paulo César Trindade Garcia (ambos envolvidos com o grupo há anos, mantendo forte ligação com o Conviver); da primeira-dama Maria Lurdes Brondani; da secretária de Educação, Rosangela Vidoto; da chefe do Setor de Cultura, Irene Borges Notarjácomo; da assessora da Secretaria de Planejamento, Marli Miranda de Oliveira; e da coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Luciane Espindola Nunes.

Na ocasião, o presidente do Conviver, José Martinelli e o vice-presidente Paulo Pereira, lembraram os momentos difíceis enfrentados pelo grupo e como a união tornou o Conviver mais forte. Os representantes também destacaram o trabalho da Administração Municipal, da Secretaria de Ação Social e do CRAS para manter o desenvolvimento das atividades do grupo.

O evento contou com a apresentação do 1º peão mirim, Rodrigo Santoni Filho, o qual acompanhado de sua gaita animou o público. Durante a festividade, a enfermeira do ESF Centro, Daiani Beniz, realizou testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C. As profissionais Eloisa Flores, Liria dos Santos e Márcia Vargas realizaram cortes de cabelo gratuitos durante a festividade. Por meio de votação, também foi eleita a nova corte de soberanos do Conviver. Foi escolhido como rei Floriano Kochhann, já a rainha eleita foi Ineis Kochhann. Também foram eleitos Darci Ledesma (1ª princesa), Jesia Mendes (2ª princesa), João Mendes (1º príncipe) e Joceli Vilamar (2º príncipe). Os participantes do evento também realizaram um minuto de silêncio em homenagem ao servidor municipal Luiz Motta, falecido no dia 29 de agosto.

O CRAS agradece todos os apoiadores da comemoração. Atualmente o Conviver conta com a participação de 200 idosos e promove encontros semanais (todas as quartas-feiras), com a coordenação de Ana Querle Rodrigues de Moura e o apoio da assistente social Ana Fontela. No turno da manhã, as reuniões contam com palestras, orientações, atividades físicas e laborais realizadas pelo CRAS com o apoio de voluntários. A tarde, é realizado o tradicional baile, com música ao vivo.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga