Planejamento familiar foi tema de palestra no grupo “Mamãe Coruja”

No último dia 12, durante o encontro semanal do grupo de gestantes “Mamãe Coruja”, o assunto planejamento familiar foi tema de uma palestra nas dependências do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

A palestra foi ministrada pela enfermeira Simone Wunsch, do Centro de Saúde, e contou com a participação de gestantes e mães. O planejamento familiar é composto por ações que auxiliam os casais que pretendem ter filhos e também os que preferem adiar o crescimento da família, divulgando informações sobre métodos contraceptivos, planejamento financeiro, entre outros.

Em junho, as integrantes do “Mamãe Coruja” também receberam orientações sobre combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor de diversas doenças, entre elas o vírus Zika, associado a casos de microcefalia (doença que afeta o desenvolvimento do crânio e da massa cefálica, podendo resultar em complicações de saúde nas crianças). A palestra foi ministrada pela enfermeira Daiane Beniz (responsável pelo ESF Centro - Juvenil Lanzini), com a participação de agentes de saúde de ESFs dos municípios e da equipe do Combate à Endemias.

O projeto “Mamãe Coruja” é desenvolvido pela Secretaria de Ação Social, por meio do CRAS – com a coordenação de Luciane Espindola Nunes, o acompanhamento da chefe do Setor de Psicologia do centro, Daiane Wenzel Lopes e da estagiária de Psicologia, Fernanda Baum – e busca fortalecer os vínculos familiares e comunitários, por meio de encontros de orientações sobre a gravidez e a relação mãe/filho, abordando o bem-estar da gestante, proteção e garantia de direitos, cuidados maternos e planejamento familiar. 

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Governo Federal

Foto: Divulgação / CRAS