Confira os vencedores do 4º Concurso de Pratos à Base de Mandioca

Com o objetivo de incentivar a produção de alimentos saudáveis pela agricultura familiar e valorizar receitas tradicionais cultivadas pelas famílias, ocorreu na última quarta-feira (27), a quarta edição do Concurso de Pratos à Base de Mandioca. A iniciativa foi realizada junto as atividades do Grupo Conviver – na Associação de Moradores do Bairro Gruta – pela Emater/RS-Ascar em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Secretaria de Ação Social e Comunitária. Ao todo, a competição contou com 13 pratos à base de mandioca.

A comissão julgadora da competição foi integrada pelo prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani; pela assistente técnica regional social do ESREG da Emater/Ascar de Santa Rosa, Lisete Primaz; pela nutricionista da Secretaria de Educação, Josiele Oliveira de Moura; pela gerente da MB Lojas, Mineide Santa Catarina e pelo gerente das Lojas Benoit, Márcio Braun. Entre as autoridades que também participaram das atividades, estavam o vice-prefeito Mário Trindade; o gerente do escritório local da Emater/RS-Ascar, Paulo Matos; o secretário de Ação Social e Comunitária, Paulo César Trindade Garcia e a coordenadora do CRAS, Luciane Espindola Nunes.

Os critérios de avaliação para a escolha do prato vencedor do concurso foram: aparência e criatividade; sabor e a quantidade de mandioca utilizada na receita. Após a degustação de todos os pratos, a receita vencedora foi a de “Escondidinho de Mandioca”, feita por Maria Tereza Miranda. Em segundo lugar, o prato “Pastelon de Mandioca”, preparado por Jacy dos Santos Trindade. O terceiro lugar do concurso ficou com Elisabete dos Santos Budel, com a receita “Pizza de Mandioca”.

As receitas vencedoras do concurso serão apresentadas em uma oficina de culinária que será promovida pelo CRAS. O 4º Concurso de Pratos à Base de Mandioca foi uma promoção da Emater/RS-Ascar em parceria com o CRAS da Secretaria de Ação Social (organizado pela coordenadora do Conviver, Ana Querle Rodrigues; pela chefe do Setor de Psicologia do CRAS, Daiane Wenzel Lopes e pelo extensionista da Emater, Dante de Ávila). O evento também contou com o apoio das Lojas Benoit e MB Lojas.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga