Centro de Apoio e dos Direitos das Mulheres inicia atividades em São Luiz Gonzaga

Um espaço dedicado a atender mulheres vítimas de violência em São Luiz Gonzaga iniciou atendimento em maio. Projeto elaborado de forma voluntária pelas psicólogas Vanessa Ibargoyen e Débora Ferreira, o Centro de Apoio e dos Direitos das Mulheres está instalado no Centro Integrado da Cidadania (CIC), sede da Secretaria de Ação Social e Comunitária.

O centro realiza atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 horas até às 11 horas. De acordo com a psicóloga Vanessa Ibargoyen, os atendimentos serão realizados via encaminhamento de órgãos públicos ou pessoalmente pelas mulheres interessadas. “Elas podem nos procurar diretamente para tirar dúvidas, atendimentos, mediações sobre situações de violência que elas passam ou já passaram e ainda se conhecem alguém que esteja nessa situação. Muitas mulheres continuam em relacionamentos abusivos e violentos por conta do medo e da desinformação. O centro está aqui para atender essas mulheres e explicar os direitos que elas têm”.

A psicóloga Débora Ferreira lembra que a ideia para a criação do Centro de Apoio e dos Direitos das Mulheres surgiu de experiências profissionais vivenciadas por ambas durante atendimentos clínicos e palestras ministradas sobre violência de gênero, além das frequentes notícias de feminicídios na região. “O município precisava de um local especializado, além da delegacia, para o atendimento de mulheres vítimas de violência, o qual fosse voltado para a parte psicológica, social e jurídica. Por ser algo fora da nossa área de atuação, estamos conversando com alguns apoiadores em busca parcerias para realizar o trabalho social e jurídico no centro”.    

Atualmente, o Centro de Apoio e dos Direitos das Mulheres conta com a parceria da Prefeitura de São Luiz Gonzaga (a qual cedeu o espaço para a realização dos atendimentos), Associação São-luizense de Autores (ASAS) – que divide a sala com o centro – Delegacia de Polícia e Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. Para mais informações sobre o centro é possível acessar a página do projeto no Facebook através do link https://www.facebook.com/acabarcommachismo/.  

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga