Empossadas as novas conselheiras tutelares de São Luiz Gonzaga

Foi realizada na manhã de domingo, 10 de janeiro, a solenidade de posse das novas conselheiras tutelares, eleitos no pleito de outubro de 2014 e que atuação, nos próximos quatro anos, à frente do Conselho Tutelar de São Luiz Gonzaga.

Sediada no plenário da Câmara de Vereadores, a solenidade foi promovida pela Prefeitura Municipal, através do prefeito Junaro Figueiredo e da Secretária de Ação Social Denize Marques Sarmento, e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA. Na oportunidade, foram empossadas as cinco conselheiras titulares eleitas e as cinco conselheiras suplentes, que receberam os certificados dos integrantes da Mesa de Honra, ato acompanhado por autoridades, amigos e familiares dos novos conselheiros tutelares.

Após a entrega, a vereadora Maria de Lourdes Matzenbacker, representando a presidência da Câmara, realizou seu pronunciamento, agradecendo todas as pessoas envolvidas no pleito e desejando bom trabalho aos novos conselheiros empossados.

A presidente do COMDICA, Lucineide Orsolin, desejou, além de um bom trabalho às novas conselheiras, que continuem com o comprometimento com a política dos direitos das crianças e adolescentes e que exerçam sua função com a ética e compromisso que são exigidos para o cargo.

Em nome dos ex-conselheiros tutelares que deixaram o cargo, o ex-presidente César Mattos desejou às novas conselheiras que continuem com o trabalho prestado pelo Conselho Tutelar com a rede de proteção, garantindo, assim, o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Somente em 2015, segundo César, o Conselho Tutelar atendeu 1.756 casos, contando com o apoio efetivo da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Ação Social e Saúde, Gabinete, e COMDICA.

Logo após, a nova conselheira empossada, Rita de Cássia Chaves Motta falou em nome dos novos membros do Conselho Tutelar, ressaltando que todas atuarão com amor, dedicação e comprometimento, contando com o auxílio do Poder Público para o prosseguimento do bom trabalho realizado pelos conselheiros. Neste intuito, a nova conselheira Maria Iara Gonçalves da Silva leu uma mensagem a todas as conselheiras presentes, enfatizando a importância da atuação do Conselho Tutelar na comunidade.

Para encerrar a solenidade, o prefeito Junaro Figueiredo, empossando as novas conselheiras, salientou que o trabalho de um conselheiro, embora árduo e difícil, traz grande recompensas, como a proteção e integridade dos jovens. Assim, o Chefe do Executivo também enalteceu o trabalho do COMDICA e da Secretaria de Ação Social na realização das eleições para o Conselho Tutelar, as quais transcorreram da maneira mais transparente possível. Da mesma forma, salientou que, além de direitos, as famílias também possuem deveres para com as crianças e adolescentes, as quais precisam de estrutura junto ao seio familiar. E, visando evitar que esse elo familiar seja corrompido, é primordial a ação do Conselho Tutelar, juntamente com o Poder Público e os órgãos de proteção de direitos dos jovens, seja na denúncia como na atuação direta para evitar que as crianças e adolescentes sejam submetidos a situações que comprometam a sua integridade física e psíquica.

O Conselho Tutelar de São Luiz Gonzaga para os próximos quatro anos ficou assim definido:

Conselheiros tutelares titulares: Rita de Cássia Chaves Motta, Edenir Santos da Silva, Edelmira Borck Monroe, Marisete Marques Vieira e Maria Iara Gonçalves da Silva.

Conselheiros tutelares suplentes: Dalva Pires Dutra, Nilza Tuzi Monteiro Fonseca, Rudinei da Silva Hider, Luana Cabral Freiner e Eni Maria Sila da Silva. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)