Artesãos agora tem a sua própria “casa” de comercialização

Pleiteada há meses para sua implantação, a Casa do Artesão foi inaugurada nesta terça-feira, nas dependências do Centro Administrativo onde localiza-se a agência local do Sine/FGTAS

Na tarde desta terça-feira, 22 de dezembro, uma antiga demanda dos artesãos são-luizenses foi contemplada definitivamente no município, com a inauguração da Casa do Artesão, sala localizada no Centro Administrativo junto ao Sine/FGTAS de São Luiz Gonzaga e que proporcionará aos profissionais que atuam neste segmento um espaço de exposição e comercialização de seus produtos.

A coordenadora do Sine/FGTAS, Marisete Marques Vieira, deu as boas-vindas aos presentes no ato, explanando sobre a busca pela implantação do espaço, o qual foi requisitado junto ao Programa Gaúcho do Artesanato, que viabilizaria a manutenção da Casa do Artesão em São Luiz caso houvesse um espaço (sala) para as atividades. Assim, com a utilização de uma sala junto ao Centro Administrativo, a Casa do Artesão finalmente se tornou uma realidade em São Luiz Gonzaga.

Logo após, o prefeito Junaro Figueiredo, juntamente com representantes dos artesãos presentes no ato, realizou o corte da fita inaugural, dando início oficialmente às atividades da Casa do Artesão.

COMO FUNCIONA A CASA - A Casa do Artesão está à disposição de qualquer profissional do ramo que queira expor seu trabalho para comercialização. Para isso, cada profissional contribui com 10% do valor mensal arrecadado com suas vendas, o qual será revertido para a aquisição de matéria-prima, como tecidos, para a confecção de novas peças de artesanato produzidas pelos associados da Casa. Também é necessário que o artesão interessado em associar-se à Casa que obtenha a Carteira do Artesão, confeccionada pelo Sine/FGTAS no valor de R$ 22,00 e válida por dois anos, renovável por igual período.

VISITE A CASA DO ARTESÃO - De acordo com Marisete, até o momento, 15 artesãos estão inscritos na Casa do Artesão, com seus trabalhos expostos para a comunidade são-luizense que visita as dependências do Centro Administrativo. O horário de atendimento é das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h, de segunda a sexta-feira. A Prefeitura Municipal convida a comunidade para conhecer e prestigiar os trabalhos de nossos artesãos junto à Casa do Artesão, um novo espaço que proporciona a divulgação e comercialização de produtos de nossos profissionais do artesanato. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)