COMTUR realizou sua primeira reunião do ano

Os conselheiros do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR realizou na última terça-feira, 13 de janeiro, a sua primeira reunião de 2015. Na oportunidade, foram debatidas questões referentes à preservação de prédios e estruturas históricas no município, bem como ações que deverão ser realizadas durante o ano para o desenvolvimento do potencial turístico de São Luiz Gonzaga.

PRESERVAÇÃO - Após o assunto ser abordado no ano passado juntamente com engenheiros civis locais, a questão da preservação dos prédios antigos e estruturas remanescentes de períodos distintos da história de São Luiz Gonzaga e, principalmente, das Missões, foi levantada novamente na última reunião do Conselho, oportunidade em que foi sugerido o estudo técnico e legal de viabilizar ações por parte do Poder Público de viabilizar a preservação das referidas estruturas sem a sua demolição. Neste intuito, ficou proposto para os conselheiros conhecerem o sistema implantado em Santo Ângelo, município que já efetuou o tombamento de diversos prédios históricos, com o objetivo de obter informações que possam embasar a futura implantação de normas que possam ser aplicadas em São Luiz Gonzaga nesse âmbito.

PARTICIPAÇÃO - Os conselheiros também decidiram estudar a legislação referente aos conselhos municipais, visando possibilitar o ingresso de novas entidades interessadas em participar do COMTUR. Neste intuito, foi sugerido de que, na próxima reunião, seja feito um convite aberto às entidades e pessoas interessadas em conhecer o trabalho do conselho, como forma de ampliar a participação da comunidade são-luizense nas ações que estarão sendo desempenhadas para elencar as potencialidades do turismo em São Luiz Gonzaga. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)