Grande leilão de ovelhas Lanada será realizado no dia 15 de agosto

No dia 15 de agosto, sexta-feira, a Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga estará realizando leilão público junto ao Sítio Arqueológico São Lourenço Mártir, a partir das 14h30min. Na oportunidade, serão leiloados 15 ovelhas e carneiros da raça Lanada, cuja avaliação foi efetuada pela Secretaria Muncipal de Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo, Meio Ambiente e Serviços.

Os animais a serem leiloados são encontrados atualmente junto ao Sítio Arqueológico São Lourenço Mártir, os quais foram adquiridos através de projeto realizado prefeitura com a Embrapa, com o objetivo de diversificar o roteiro turístico das Missões e recuperar a ovinocultura praticada pelos índios guaranis na missão de São Lourenço.

VALORIZAÇÃO CULTURAL – Introduzidas no Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir em dezembro de 2002, através de projeto de valorização da ovinocultura jesuítica-guarani desenvolvido pela Prefeitura de São Luiz Gonzaga, as ovelhas crioulas da raça Lanada foram enviadas ao município pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, que, na oportunidade, encaminhou vinte ovelhas crioulas e dois carneiros para compor o rebanho são-luizense.

Segundo o projeto original, as ovelhas crioulas adquiridas visavam a recuperação cultural da ovinocultura praticada pela comunidade guaranítica da redução de São Lourenço Mártir, criando diferenciais para ampliar o rebanho e, concomitantemente, fornecer matéria-prima para artesanato, dada a boa qualidade da lã para este fim. Segundo a Embrapa, a ovelha crioula possui lã naturalmente colorida, sendo própria para o artesanato de fiação e tecelagem, além de ser empregada na confecção de tapetes, artigos decorativos e vestuário. O pelego, por sua vez, é considerado de qualidade superior para a indústria, sendo utilizado constantemente pela indústria artesanal para emprego em montarias. Já a carne da ovelha crioula é muito apreciada, devido ao seu excelente sabor e pequena quantidade de gordura.

A RAÇA LANADA - A ovelha crioula Lanada possui um recurso genético rústico, resultante da mistura de raças desde a sua introdução no Brasil, a partir de 1630, pelos jesuítas espanhóis. É um patrimônio nacional deixado pelos colonizadores, fazendo parte da história gaúcha. Pela sua facilidade em adaptar-se a diferentes regiões, é um elemento presente em nossa biodiversidade. A raça crioula Lanada possui lã naturalmente colorida própria para o artesanato de fiação e tecelagem, com seu emprego na confecção de tapetes, artigos decorativos e vestuário, com qualidade considerada superior para a indústria, sendo utilizada também em montarias. A carne de ovelha Lanada também é destaque, com uma grande procura devido ao seu excelente sabor e pouca quantidade de gordura.

ATRAÇÃO - De acordo com o Setor de Turismo, se todos os animais listados forem vendidos com o leilão, o Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir ainda contará com 25 ovelhas crioulas remanescentes, as quais permanecerão como uma atração permanente para os visitantes em um dos mais importantes pontos turísticos do município, declarado pela UNESCO como Patrimônio Histórico Nacional. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)