Projeto visa alavancar as potencialidades turísticas da região

Asfaltamento do trecho de ligação do Sítio de São Lourenço à BR-285 será pleiteado junto com projeto de cooperação técnica que será lançado em São Miguel, no dia 18 deste mês

No dia 18 de agosto, São Miguel das Missões irá sediar o lançamento oficial do projeto de cooperação técnica entre o governo brasileiro e a Unesco  denominado  “Valorização da Paisagem Cultural e do Parque Histórico Nacional das Missões Jesuíticas dos Guaranis”. Tendo como agência executora e geradora de recurso o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural – IPHAN, o projeto está orçado em R$ 3.763.000,00 e tem o objetivo de promover o conhecimento da paisagem cultural das Missões Jesuíticas Guarani e fornecer subsídios para o desenvolvimento dos instrumentos de gestão que auxiliem no processo de instalação do Parque Histórico Nacional das Missões , buscando, sobretudo, preconizar seu valor como Patrimônio Nacional e da Humanidade, por meio da promoção de sua diversidade sociocultural e ambiental, assim como de seu potencial como ferramenta indutora do desenvolvimento regional.

Como preparação para o lançamento e conhecimento acerca do conteúdo do projeto, foi realizada reunião técnica em Porto Alegre no dia 22 de julho, na sede do IPHAN, oportunidade em que estiveram presentes a chefe do Setor de Turismo de São Luiz Gonzaga, Sandra Ferreira, a secretária de Turismo de São Nicolau, Ana Paula Alvarenga, a arquiteta do IPHAN de São Miguel, Ana Luiza Seixas, o superintendente do IPHAN/RS, Eduardo Hamm, a secretária de Turismo de São Miguel, Izabel Cristina Ribas, e o presidente do Instituto Iguassu Misiones, Marconi Flach, assim como o assessor de Relações Internacionais do IPHAN, Marcelo Brito, que participou através de videoconferência.

AÇÕES - Na avaliação da turismóloga Sandra Ferreira, as novas pesquisas que serão realizadas por equipes designadas pelo IPHAN também permitirão mais informação para a população. “Com maior conhecimento sobre os fatos que aconteceram no período missional poderemos criar novas ações dentro do turismo”, salientou Sandra Ferreira destacando que a cultura gaúcha começa nas Missões. “Aqui temos o principal produto cultural e religioso do Estado, e, mesmo assim, não há investimentos do governo estadual num destino que é o primeiro da história cultural do Rio Grande do Sul”, lamentou, evidenciando que a base da cultura gaúcha está nas Missões.

ASFALTAMENTO - Neste intuito, a chefe do Setor de Turismo de São Luiz Gonzaga salientou que o município estará buscando alternativas através do referido projeto para a contemplação asfaltamento do trecho de ligação do Sítio Arqueológico São Lourenço Mártir até a BR-285, a qual é uma demanda regional e um fator determinante para a valorização do nosso Patrimônio Histórico Nacional. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga, com informações de Karin Schmidt/Imprensa AMM