Trabalho em conjunto com os produtores de pepinos

Com o objetivo de consolidar a cultura do pepino em São Luiz Gonzaga, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo, Serviços e Meio Ambiente está desempenhando o serviço de limpeza de açudes e valos nas propriedades dos produtores inscritos no projeto de cultivo do pepino em São Luiz Gonzaga. O serviço, prestado através de pagamento de hora/máquina da retroescavadeira, tem o objetivo de fomentar as culturas agrícolas do município.
Nesta semana, uma das retroescavadeiras da secretaria esteve na propriedade do produtor Jorge Mulazzani Peruzzi, junto ao Arroio Barrigudo. Com cerca de 3.600 pés de pepinos, Peruzzi foi um dos produtores de São Luiz Gonzaga que acreditaram na iniciativa inédita no município e, hoje, colhe bons frutos do desafio enfrentado.
INVESTIMENTO E LUCRO - Segundo Peruzzi, somente no ano passado, após o início do cultivo do pepino em sua propriedade, o investimento inicial (em torno de R$ 5 mil) foi compensado e, inclusive, com uma boa margem de lucro, o que, segundo o produtor, "a resposta foi a melhor possível, pois, em meu primeiro ano, foram mais de sete mil quilos da planta colhidos", salientou.
Com o trabalho desempenhado na limpeza do açude de sua propriedade, o produtor Peruzzi pôde aproveitar o intervalo do plantio do pepino para utilizar a mesma estrutura para plantar pés de feijão; assim, ao invés de esperar, Peruzzi resolveu aproveitar os suportes para os pés de pepino na plantação de feijão, o que proporcionou o remanejo do solo durante o período.
Segundo o secretário Aldimar Machado, a meta é de que nos próximos dias a retroescavadeira, atenda aos produtores inscritos no programa de plantio de pepinos para viabilizar a próxima produção, com a limpeza dos açudes próximos e aberturas de valos, o que auxilia consideravelmente as famílias produtoras, cujo trabalho reflete diretamente no desenvolvimento rural do município. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)