Bons resultados consolidam produção de pepinos

No mês de agosto de 2013, após discussões realizadas no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, foi dado o pontapé inicial para o incentivo à produção de pepinos em São Luiz Gonzaga como cultura alternativa para viabilizar uma fonte de renda extra para os agricultores do município. Objetivando fomentar a produção, a Secretaria de Agricultura, juntamente com o Conselho de Desenvolvimento Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais EMATER e COPTEC, organizou uma visita ao município de Crissiumal, no intuito de conhecer a produção e a indústria beneficiadora de pepinos do referido município, a qual recebe remessas de várias cidades e realiza a exportação do produto para diversos países.
Após a conferência da indústria pela comitiva, foi dado início aos trabalhos para implantar, em fase experimental, a produção pepineira em São Luiz Gonzaga. Contando com 13 agricultores inscritos na Secretaria de Agricultura, os quais receberam um aporte inicial através da Prefeitura e a antecipação de insumos e sementes através da Sementes e Fertilizantes Ceccon, a implantação da nova cultura ocorreu em meados de setembro, e, em poucos meses, demonstrou um excelente potencial para fonte alternativa de renda.
VISITAS
No mês de dezembro, a Secretaria de Agricultura iniciou roteiro de visitas às propriedades rurais que providenciaram o cultivo de pepinos. Contando com a assessoria técnica da EMATER e COPTEC, os produtores apresentaram resultados além da expectativa, demonstrando o potencial econômico advindo da produção.
Instaladas em fileiras com sustentação por meio de fios, os pés de pepinos recebem diariamente uma grande quantidade de água para o desenvolvimento da planta, a qual é direcionada para cada pé através de sistema de gotejamento implantado por meio de mangueiras perfuradas.
GRANDE PRODUÇÃO - Na propriedade de Luiz Carlos e Varlete Menezes, no Limoeiro, a plantação de pepinos contava em dezembro com aproximadamente 3,5 mil pés, da qual a média diária colhida se dava em torno de 200 kg. A colheita elevada também foi constatada em outras propriedades, como na de Valdeci e Marizete da Conceição, no Assentamento 28 de Maio. Segundo o casal, a família toda está empenhada no cultivo da planta, estimando uma colheita diária de 130kg ao dia em uma plantação com três mil pés. O mesmo se constatou nas propriedades de Orlando Cavalheiro e Cleusa S. Silva, também no Assentamento 28 de Maio, com uma colheita diária de 300kg de pepinos, e na de Rodeson de Abreu e Elaine Vieira, com cerca de 70kg diários colhidos.
DIFICULDADES
DOENÇAS DA PLANTA - Como em qualquer iniciativa, as dificuldades surgem nos primeiros meses por conta do conhecimento da cultura a ser adquirido. Constatada em algumas propriedades, a mancha-angular, doença bacteriana que atinge as plantas causando grandes perdas, foi um dos imprevistos que tiveram de ser solucionados pela assessoria técnica prestada pela COPTEC, a qual visita periodicamente propriedades do município que estão investindo na nova cultura. Após a identificação da doença, os produtores receberam as orientações necessárias para a solução do problema.
MÃO-DE-OBRA - Como o fomento da produção está ocorrendo em âmbito da agricultura familiar, uma dificuldade encontrada está sendo a falta de pessoal para auxiliar na colheita. Como a indústria processadora de pepinos de Crissiumal prima pela planta com até 10cm, o tempo para colheita é muito curto, tendo em vista o rápido desenvolvimento do pepino. Segundo o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Élbio Malgarim, para viabilizar a colheita em tempo hábil dos pepinos em sua propriedade (que conta com 5 mil pés), sete trabalhadores o auxiliam na colheita, que compreende uma produção diária de 250kg/dia. Para Malgarim, embora estejam constatando dificuldades iniciais, a produção de pepinos, que é coletada a cada dois dias por caminhão da indústria de Crissiumal, representa uma ótima fonte de renda, necessitando, no entanto, um trabalho constante a cada dia.
PASSO INICIAL
De acordo com o secretário da Agricultura, Aldimar Machado, a parceria firmada entre os colaboradores e o trabalho desempenhado pelos produtores locais que acreditaram na iniciativa é um grande passo rumo à consolidação desta cultura em São Luiz Gonzaga. Por conta disso, a expectativa para 2014 é de que mais produtores locais venham a aderir ao cultivo do pepino, com o objetivo de qualificar a produção do município como referência regional e, consequentemente, viabilizar a comercialização nas demais regiões do Estado. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)