Realizada a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

Grande presença de jovens marcou a realização da 1ª Conferência sobre o meio ambiente em São Luiz Gonzaga, a qual teve o objetivo de debater soluções quanto aos problemas ambientais existentes no município
São Luiz Gonzaga realizou na última quarta-feira, 31 de julho, a sua 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, em evento sediado no Salão Paroquial da Igreja Matriz durante todo o dia. Com participação expressiva de jovens estudantes, a Conferência trabalhou com quatro eixos temáticos apresentados por pesquisadores da área ambiental, visando levantar demandas para o município dentro do assunto principal da 1ª Conferência, a "Política Nacional de Resíduos Sólidos", cujo foco é a produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda, educação ambiental e financiamento de implementação da política de resíduos em nível local.
A Conferência, organizada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Setor Municipal de Proteção Ambiental, em conjunto com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, elencou demandas e delegados para representar o município e defender as propostas locais na IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, que será realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, em Porto Alegre.
DELEGADOS - Foram eleitos, na Conferência, os seguintes delegados e suplentes: Maria de Lourdes Matzenbacker (delegada) e Maristela Freitas (suplente); Fani Dorneles (delegada) e Altamir de Mattos (suplente); Antônio Sérgio Pacheco (delegado) e Carlos Ferreira Sidney (suplente); e Juliano Reis da Silva (delegado) e Ivan Jackson Preuss (suplente).
DEMANDAS - Foram elencadas as seguintes demandas dos respectivos eixos de trabalho:
EIXO 1 - Políticas públicas para redução do consumo de embalagens; implantação da coleta seletiva do lixo; implantação da logística reversa no município; destinação adequada do lixo orgânico da cidade; e valorização dos produtos locais produzidos de forma sustentável.
EIXO 2 - Aterro sanitário/coleta seletiva; tratamento de esgoto/canalização; maior número de lixeiras coletoras;
EIXO 3 - Implantação de aterro sanitário em centro de triagem de resíduos sólidos; elaboração de Programa de Coleta Seletiva do município; fomento à criação de cooperativa de catadores de produtos recicláveis; formação de equipe para gerenciamento dos resíduos sólidos e promotor da educação ambiental.
EIXO 4 - Criação de câmara técnica de Educação Ambiental do CONDEMA; sensibilização da população quanto ao consumo consciente, qualificação do processo de separação, reutilização e à responsabilidade compartilhada; e implementação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)