Trabalhos do APL - Missões visam o desenvolvimento

São Luiz Gonzaga, que está inserida em rede de agricultura familiar, conta com duas cooperativas cadastradas em programa criado pelo APL/Agroindústria Familiar - Missões
Na última terça-feira, 23 de julho, o prefeito Junaro Figueiredo participou da reunião mensal da Governança do APL Agroindústria Familiar - Missões, realizada nas dependências da URI de Santo Ângelo. No encontro, que debateu o retorno da Agenda de Ações de cada entidade participante do APL - Missões, foi informada sobre a constituição da Rede Missioneira de Agricultura Familiar - REMAF, na qual duas cooperativas são-luizenses estão cadastradas. Esta rede, que conta com cooperativas ou grupos familiares de outros municípios da região das missões, irá proporcionar o trabalho de estudos de desenvolvimento do APL local in loco, com o acompanhamento de técnicos especializados em identificar situações e sugerir ações para a qualificação das agroindústrias familiares.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO - De acordo com Junaro, em conjunto com os membros do APL-Missões foi discutida a forma de divulgação do programa de "Valorização da Produção e Consumo dos Produtos Missioneiros", o qual será apresentado nas tradicionais feiras da região, como a Feira de Cerro Largo e na Expo São Luiz 2013, proporcionando, assim, que os benefícios quanto ao desenvolvimento das agroindústrias previstos no referido programa do APL - Missões seja vislumbrado pelo maior número possível de pessoas da comunidade regional.
SEMINÁRIO SOBRE APOSENTADORIA E AGROINDÚSTRIA FAMILIAR - Neste seminário, que ocorrerá no dia 9 de agosto, no campus da URI de Santo Ângelo, serão esclarecidas as temáticas relacionadas à produção agroindustrial familiar e os reflexos na aposentadoria dos agricultores, com a realização de palestras com representantes do INSS, Receita Federal, FETAG/RS e Sabor Gaúcho.
O QUE É? - Um Arranjo Produtivo Local (APL) é definido como a aglomeração de um significativo número de empresas atuando em torno de uma atividade produtiva principal, bem como de empresas complementares que fornecem insumos e equipamentos, prestação de serviços e consultoria. O ciclo de produção criado a partir desta relação, determinada em um município ou em uma região, é denominado APL, com uma identidade própria e vínculo de interação e cooperação entre si, com relação direta com instituições públicas ou privadas de treinamento, promoção e consultoria; escolas técnicas e universidades, instituições de pesquisa, desenvolvimento e engenharia, e instituições de apoio empresarial e de financiamento. Esta relação irá fomentar toda a cadeia de produção do município ou região, com o treinamento de profissionais e estudos que irão delinear o desenvolvimento dos APLs.
QUAL A IMPORTÂNCIA? - Após a identificação dos APLs de nosso município ou região (trabalho que está sendo feito pelas entidades que compõem o APL - Missões), todas as ações que objetivam o desenvolvimento da cadeia produtiva local terão um embasamento técnico através de parcerias com entidades e universidades, visando organizar e consolidar a governança através de ações de articulação, cooperação, capacitação e qualificação, com apoio à aquisição de equipamentos a ao custeio, ou seja: elevando a produção local das agroindústrias familiares a um novo patamar, com garantia de qualidade e desenvolvimento a partir da parceria dentre todos os setores que compõem a cadeia produtiva fortalecendo, assim, o comércio dos produtos e matéria-prima produzidas aqui, refletindo diretamente no desenvolvimento econômico dos municípios da região das Missões. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)