Fórum dos APLs ressaltou a valorização das agroindústrias

O evento, que teve explanações técnicas por conta do professor da URI de Santo Ângelo e assessor executivo do APL Missões, José Roberto de Oliveira, visa organizar e consolidar a governança através de ações de articulação, cooperação, capacitação e qualificação, com apoio à aquisição de equipamentos a ao custeio, principalmente, através da identificação dos APLs de cada um dos 25 municípios que compreendem o projeto "Apoio à Coordenação da Governança do Arranjo Produtivo Local de Agroindústria Familiar - Região Missões", o qual é fomentado por três universidades (URI - Santo Ângelo, Uergs - São Luiz Gonzaga e UFFS - Cerro Largo) e várias entidades, como a Emater, Fetag, entre outras.
Presente no evento, o prefeito Junaro Figueiredo, no uso da palavra, ressaltou a necessidade de valorização da agricultura e da produção local. O Chefe do Executivo ressaltou que, uma vez que a produção primária movimenta a economia da região, é preciso dar a oportunidade das agroindústrias locais se fortalecerem, principalmente, rompendo o bloqueio cultural que existe hoje nos pequenos municípios, em que os produtos de fora possuem maior procura que os produtos locais.
Em sua explanação, o painelista José Roberto de Oliveira alertou para uma constatação preocupante: se levar em conta o número de habitantes de São Luiz Gonzaga, o município deixa de arrecadar mais de R$ 300 mil ao dia, por conta da aquisição de produtos oriundos de grandes centros e que poderiam ser produzidos aqui. Esta busca pela inversão de valores (de região compradora a região produtora) é um dos objetivos do projeto, que estará visitando agroindústrias dos 25 municípios componentes para compreender a relação regional de modo a despertar nos produtores a meta de aumentar e qualificar as suas produções. Para isso, de acordo com José Roberto, é necessária a conscientização de todos quanto ao registro das empresas com visão à auto-sustentabilidade. Com o registro das agroindústrias, os produtores poderão expandir a comercialização de seus produtos para outros municípios, aumentando a sua produção e gerando, no meio local, um fortalecimento dos APLs da região. Porém, para o objetivo ser cumprido, é necessária a confiança do poder público e da população quanto aos produtos locais, de modo que, com o fortalecimento das agroindústrias, toda a cadeia produtiva se desenvolva, criando o vínculo necessário de todos os setores envolvidos no sistema de governança dos Arranjos Produtivos Locais.
Em seguida à explanação do profº José Roberto, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Aldimar Machado, informou que a Prefeitura está trabalhando na ampliação do Sistema de Inspeção Municipal - SIM, o qual, hoje, abrange apenas a comercialização de carne. Com sua ampliação, o SIM servirá a todos os outros pequenos e médios produtores que produzem produtos coloniais a comercializarem em outros mercados além de São Luiz Gonzaga. Esta implementação, segundo o secretário, servirá para mudar o cenário atual, em que muitos produtos locais perdem espaço nos supermercados para outros produtos produzidos em cidades vizinhas ou grandes centros. De acordo com Aldimar, além de uma necessidade de adequação dos produtores à nova legislação, a questão orçamentária do município também precisa ser estudada, pois, de acordo com o secretário, para a ampliação do SIM é necessário contar com uma equipe técnica contratada para o serviço.
Após o Fórum realizado na E. T. E. Cruzeiro do Sul, uma comitiva do projeto visitou agroindústrias de São Luiz Gonzaga, roteiro este que será desenvolvido em todos os outros 24 municípios que estão relacionados no trabalho de pesquisa dos APLs de nossa região. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)