Fórum sobre Arranjo Produtivo Local

Na próxima quarta-feira, dia 17 de abril, será realizado o Fórum dos Arranjos Produtivos Locais - APL de Agroindústrias junto ao Auditório de Eventos da Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal e pelo escritório local da EMATERASCAR, terá início às 9h. O objetivo do Fórum, segundo o assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e doutor em Agronomia, João Guilherme Casagrande Junior, é debater sobre a situação dos APLs de nossa região na busca de uma otimização na cadeia produtiva e no fortalecimento dos produtores locais. Para isso, o projeto "Apoio à Coordenação da Governança do Arranjo Produtivo Local de Agroindústria Familiar - Região Missões" será apresentado aos participantes do Fórum. A entrada no evento será gratuita e o convite se estende a toda comunidade.
O que é - Arranjo Produtivo Local - APL é definido como a aglomeração de um significativo número de empresas atuando em torno de uma atividade produtiva principal, bem como de empresas complementares que fornecem insumos e equipamentos, prestação de serviços e consultoria. O ciclo de produção criado a partir desta relação, determinada em um município ou em uma região, é denominado APL, com uma identidade própria e vínculo de interação e cooperação entre si, com relação direta com instituições públicas ou privadas de treinamento, promoção e consultoria; escolas técnicas e universidades, instituições de pesquisa, desenvolvimento e engenharia, e instituições de apoio empresarial e de financiamento. Esta relação irá fomentar toda a cadeia de produção do município ou região, com o treinamento de profissionais e estudos que irão delinear o desenvolvimento dos APLs.
O projeto - O projeto "Apoio à Coordenação da Governança do Arranjo Produtivo Local de Agroindústria Familiar - Região Missões", que está sendo desenvolvido pela AGDI (Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento), Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Desenvolvimento do RS e URI de Santo Ângelo, conta com a colaboração de diversas entidades na elaboração do projeto, o qual tem, como principal objetivo, a organização e consolidação da governança através de ações de articulação, cooperação, capacitação e qualificação, com apoio à aquisição de equipamentos a ao custeio. A apresentação do projeto ficará a cargo do professor da URI de Santo Ângelo, o assessor executivo do APLMissões José Roberto de Oliveira. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)