ONG será formada para viabilizar implantação de canil

No primeiro encontro, ocorrido na terça-feira, foi grande a presença de profissionais ligados à área da medicina veterinária, da área ambiental e da saúde para discutir as maneiras de implantação de um canil em São Luiz Gonzaga. Este encontro serviu para a Administração Municipal informar aos presentes sobre a urgência em implantar um local de recolhimento e tratamento de cães no município, tendo em vista o grande número de animais em situação de vulnerabilidade abandonados nas ruas. Na segunda oportunidade, ocorrida na quinta-feira, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foi deliberado acerca das possibilidades de implantação do referido canil.
Criação de ONG - Para a perspectiva concreta de implantação de um canil, nos últimos dias, a Administração esteve visitando o abrigo para cães de São Borja, no objetivo de conhecer as instalações e conferir os custos e especificidades do local, bem como a constituição do estatuto da associação responsável pelo abrigo. A partir disto, em posse dos dados levantados, o secretário Aldimar Machado e o assessor técnico João Guilherme Casagrande Junior ressaltaram que, para o sucesso de implantação de um canil em São Luiz Gonzaga, é necessária uma organização para a gestão do local, com a escolha de formação de uma ONG aprovada pelos presentes. Esta ONG, segundo João Guilherme, possibilitará a captação de recursos federais na área ambiental.
Lar Temporário - Ficou decidido que o local de abrigo será um "lar temporário", ou seja: será uma estrutura para abrigar os cães abandonados para o tratamento e alimentação, com o objetivo de doação posterior dos animais para interessados em criá-los. Assim, após a formação de um estatuto para a ONG, a diretoria irá trabalhar na divulgação desta ideia junto à comunidade e nas escolas, difundindo o objetivo real e evitando que o local vire um "depósito" de animais.
Conforme discutido na reunião, o canil precisa de todas as adequações necessárias para seu funcionamento, como alas e centro cirúrgico visando o bem estar e tratamento correto dos animais. Assim, para a implantação do canil o mais breve possível, foi marcada para o dia 8 de abril uma nova reunião, na qual será feita a constituição de um estatuto, o qual será apresentado posteriormente à comunidade em uma audiência pública, oportunidade em que será criada a ONG para a gestão do abrigo de cães em São Luiz Gonzaga, com o apoio da Prefeitura Municipal. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)