Parceria irá viabilizar a implantação da logística reversa

Após a reunião entre a Administração e comerciantes do ramo da borracharia, ocorrida na última quinta-feira, no Auditório do Centro de Saúde, foram apontadas algumas soluções para o problema dos pneus inutilizados no município e, também, quanto à adequação nas determinações legais da logística reversa.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, além da formação de uma comissão, representada pela Administração, Legislativo e comerciantes, a solução para o Ecoponto teve outra possibilidade real e imediata, através do grupo Reciclanip.
Reciclanip - O grupo Reciclanip (http://www.reciclanip.com.br/), formado pela ANIP (Associação Nacional de Indústrias de Pneumáticos, a qual é composta por cinco grandes indústrias de pneus, entre elas, a Bridgestone e a Pirelli), faz o recolhimento dos pneus, oriundos de revendedores e distribuidores de pneus. A Reciclanip possui 44 pontos de recolhimento no Estado, sendo um em Santiago e outro em Campina das Missões.
Mobilização - Embora a logística reversa nesta cadeia já esteja bastante avançada, a única coisa que falta é a mobilização real para resolver o problema. Por isso, a comissão formada na última quinta-feira irá se reunir ainda esta semana para deliberar sobre esta proposta, a qual foi apresentada ainda na mesma reunião, ao final do debate da plenária. Desta forma, o problema do Ecoponto e da destinação correta de pneus inutilizados finalmente poderá ter a solução técnica que necessita, amparado pela lei 12.305, que institucionaliza em seu artigo 33:
Art. 33. São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:
1 - Agrotóxicos (trabalho que a Armissões realiza efetivamente conforme seu presidente explanou na reunião)
2 - pilhas e baterias
3 - pneus
4 - óleos lubrificantes
5 - lâmpadas fluorescentes
6 - produtos eletrônicos
A situação do Ecoponto - O atual ponto de recolhimento (Ecoponto), localizado no Parque Centenário, por ser área de lazer, fica impedido de receber licença ambiental para o descarregamento frequente e não autorizado de pneus. Como, muitas vezes, cargas de pneus são trazidas de outros municípios, a área coberta já não comporta a capacidade de pneus depositados, ocasionando problemas sérios, como possibilidade de disseminação da dengue. No intuito de evitar que o problema se agrave até sua solução, todos os pneus foram empilhados e realocados no interior do galpão, até a situação de transporte seja resolvida nos próximos dias. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)