Executivo solicita implantação do SISBI no município

Para proporcionar às agroindústrias instaladas no município a comercialização de seus produtos em território nacional, a Prefeitura encaminhou nesta terça-feira (31) uma solicitação a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação para a implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). O ofício foi entregue pelo prefeito Sidney Brondani ao diretor do Departamento de Defesa Agropecuária, Antônio Carlos Neto e ao chefe de gabinete do secretário Ernani Polo, João Jacob Seibel, em reunião na secretaria em Porto Alegre.

De acordo com Brondani, o SISBI irá auxiliar na geração de novas vagas de emprego no município e fortalecer as agroindústrias. “Vamos fazer o possível para atender essa demanda, garantindo a permanência de empresas no município, além de atrair novos empreendimentos para São Luiz Gonzaga”, destacou. Durante a audiência, foi acertado que nos próximos dias uma equipe técnica da Secretaria de Agricultura estará em São Luiz Gonzaga para uma reunião com a equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e da Inspetoria Veterinária. O objetivo do encontro é informar as alterações necessárias para implantação do SISBI.

Atualmente, o Executivo dispõe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Porém, o serviço não possibilita que os produtos sejam comercializados fora da cidade. Com a certificação do SISBI, itens produzidos em São Luiz Gonzaga poderão ser vendidos em outras regiões do país. O sistema tem como objetivo a padronização dos procedimentos de inspeção dos produtos de origem animal, a fim de garantir a segurança alimentar.

Na última quinta-feira (26), o SISBI foi pauta de uma reunião entre Brondani, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Reni Rodrigues Lopes; as médicas veterinárias Francine Miranda e Solange Siqueira; o chefe da 17ª Supervisão Regional de Agricultura, Alonso Duarte e o auditor da Supervisão Regional, o médico veterinário Manoel Pereira Boeiro. Na ocasião, foi definido o agendamento da visita na Secretaria da Agricultura, em Porto Alegre.

GESTÃO MUNICIPAL

A agenda do prefeito Brondani na capital também inclui a participação no seminário “O Município e os Desafios dos Novos Prefeitos”, promovido pela Academia Brasileira de Filosofia e pela Fundação Escola Superior do Ministério Público, com apoio da Federação das Associações de Municípios do RS (FAMURS).

O seminário segue até quarta-feira (1) e aborda os problemas encontrados pelos prefeitos nos primeiros dias de gestão, as responsabilidades fiscais, civis e penais dos administradores e as opções existentes para minimizar os efeitos da crise.

O vice-prefeito, Mário Trindade, assumiu a titularidade do Executivo nesta terça-feira (31) e segue no cargo até quinta-feira (02).

Larissa Dorneles /AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Fotos: Jacson Brandão / Gabinete do Prefeito