Administração entrega mais três selos do SIM em São Luiz Gonzaga

Na última sexta-feira, 2 de dezembro, a Administração Municipal efetuou a entrega de mais alvarás do Sistema de Inspeção Municipal a três empreendimentos e produtores do município, consolidando a iniciativa empreendida há três anos pela Prefeitura, com a ampliação do sistema de inspeção, a qual era uma demanda de longos anos no município.

Na oportunidade, o prefeito Junaro Figueiredo, o secretário da Agricultura Iuri Martins, e a veterinária responsável pelo SIM, Solange Maria Siqueira da Silveira, visitaram os seguintes estabelecimentos: Supermercado Ponto Certo, Supermercado Compre Bem e Gabriel Percíncula, na Feira do Produtor. Com a visita, foram entregues os alvarás do sistema de inspeção municipal para a fabricação de embutidos cárneos e cortes de carne temperados, certificando cada um dos estabelecimentos o credenciamento de seus produtos em conformidade com as normas sanitárias exigidas pelo selo SIM.

ADEQUAÇÔES NECESSÁRIAS – Para garantir o selo de inspeção em seus produtos, os proprietários dos supermercados credenciados realizaram adequações em suas instalações, que, segundo Ademir Matos de Melo, “foi algo necessário para que obtivéssemos o SIM; com a certificação, garantimos ao consumidor produtos de qualidade, de procedência e dentro da legalidade”, enfatizou o empresário.

INFLUÊNCIA POSITIVA NAS VENDAS - O produtor Gabriel Lautert Percíncula, que comercializa salames e derivados na Feira do Produtor há vários anos, salientou que “não precisei efetuar adequações nas instalações onde são produzidos os produtos, pois o espaço já era adequado e foi credenciado, agora, pela fiscalização do Município. Porém, o selo obtido acaba por influenciar positivamente nas vendas, pois o consumidor exige qualidade e procedência nos produtos, algo que é certificado pelo SIM”, enfatizou Percíncula.

Com as novas certificações, já são 17 estabelecimentos que possuem o selo do Sistema de Inspeção Municipal – SIM, cujos alvarás são renovados de seis em seis meses, após fiscalizações periódicas realizadas pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente. O selo proporciona a comercialização dos produtos em território municipal com a devida certificação e dentro da legalidade, evitando problemas com a fiscalização sanitária e garantindo a qualidade dos produtos para o consumidor. Segundo o prefeito Junaro Figueiredo, “a consolidação da iniciativa com 17 estabelecimentos credenciados desde a ampliação do SIM demonstra a necessidade que havia de implantar esta medida, pois, além de proporcionar que produtores/estabelecimentos atuem dentro da legalidade, também proporciona aos produtos coloniais e embutidos a referência em sabor e o atestado de qualidade devidamente certificado pelo SIM”, salientou o Chefe do Executivo. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)