Sistema de videomonitoramento da cidade está auxiliando em fiscalizações

Sistema de videomonitoramento da cidade está auxiliando em fiscalizações e notificações

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Polícia Ambiental, vem realizando nas últimas semanas operações de fiscalização e posteriormente de notificação dos infratores contando com o auxílio das câmeras de videomonitoramento instaladas na cidade .

FISCALIZAÇÃO ATRAVÉS DO VIDEOMONITORAMENTO - No intuito de coibir diversas podas radicais realizadas no perímetro urbano do município, a Fiscalização Ambiental da Prefeitura Municipal, juntamente com os policiais ambientais do 2º Pelotão de Polícia Ambiental, estão realizando nas últimas semanas, através do sistema de videomonitoramento da cidade, a identificação de diversos pontos onde os munícipes estão realizando podas radicais, como também o descarte irregular de resíduos resultante de limpezas de pátio e podas. Após a identificação dos pontos, as guarnições fizeram vistorias bem como a notificação dos infratores, onde cada caso será avaliado de acordo com a complexidade dos mesmos. Também apoiaram as operações o Setor de Limpeza Urbana, que atualmente recolhe os resíduos de poda e capina na área urbana da cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, serão realizadas mais autuações nos próximos dias; por isso, é necessário que a comunidade fique atenta à legislação ambiental vigente, uma vez que, em caso de confirmação dos atos, os infratores terão que pagar multas de acordo com a infração cometida.

Segundo a Secretaria, foram notificados mais de 20 pontos de infrações cometidas nas últimas semanas relativas aos fatos acima citados, sendo geradas várias ocorrências criminais.

ABANDONO E MAUS TRATOS DE ANIMAIS - Outro ponto positivo do sistema de monitoramento do município é que, paralelamente, os fiscais ambientais e a polícia ambiental estão identificando casos de maus tratos e, também, de abandono de animais em vias públicas, uma vez que, devido à existência do Lar Provisório de Animais, as pessoas estão abandonando em vias públicas animais saudáveis e recém-nascidos no intuito de transferir a responsabilidade dos mesmos para o Poder Público. Assim, a Prefeitura está trabalhando com o auxílio do monitoramento e, após a identificação dos casos de abandono e maus tratos, os casos serão encaminhados ao Ministério Público. (Pela Secretaria da Agricultura/Prefeitura de São Luiz Gonzaga)