Consolidado, Sistema de Inspeção Municipal certificou mais cinco mercados

A Prefeitura Municipal entregou o selo de certificação do Sistema de Inspeção Municipal – SIM a mais cinco estabelecimentos comerciais nesta sexta-feira, 18 de março. Com estes novos alvarás entregues, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente já conta com 13 mercados e agroindústrias de São Luiz Gonzaga devidamente adequados às normas de inspeção sanitária e de qualidade do SIM.

Para a entrega dos alvarás, o prefeito Junaro Figueiredo, juntamente com o secretário da Agricultura, Aldimar Machado, e o médico-veterinário da prefeitura, Rodrigo Nagel, visitou os mercados São Jorge, Carangola, Rogério, Flores e Do Lar, os quais adequaram-se ao SIM para as atividades de fabricação de embutidos cárneos e cortes de carne temperada.

CERTEZA DE QUALIDADE NOS PRODUTOS – A ampliação do Sistema de Inspeção Municipal, efetivada pela atual gestão municipal nos últimos dois anos, foi solicitada por produtores locais e agroindústrias durante anos, uma vez que o selo do SIM abrangia apenas o abate de carne, não estendendo-se à fabricação e manipulação de produtos derivados da carne, leite, mel, entre outros. Visualizando essa necessidade, uma vez que a comercialização legal desses produtos só pode ser feita mediante selo de inspeção, a Administração Municipal, após audiências públicas e debates com a sociedade, montou uma equipe destinada para a efetivação do SIM de forma ampliada, com o objetivo de atender a todos os produtores e agroindústrias de São Luiz Gonzaga e garantindo, assim, o comércio de produtos dentro das normas sanitárias e de qualidade.

ADEQUAÇÔES NECESSÁRIAS – Nas visitas realizadas nesta sexta-feira nos estabelecimentos, foi elencada a necessidade de adequação dos espaços dos açougues para a produção de embutidos e cortes de carne temperada. Proprietário do mercado São Jorge, Jorge Alberto Redel Ferreira salientou que realizou uma reforma no açougue e já está providenciando a ampliação do espaço, o que, segundo ele, “proporcionará a qualidade dos produtos produzidos aos consumidores, totalmente dentro da legalidade”. Segundo Jorge, todas as obras e melhorias realizadas no estabelecimento visam a satisfação do cliente, que vem sempre em primeiro lugar.

No mercado Carangola, o proprietário Paulo M. de Souza também está realizando a ampliação da área destinada ao açougue e manipulação de embutidos. Segundo ele, “a adequação ao SIM é necessária para trabalhar dentro da lei e, um dos requisitos era de construir de acordo com as especificações técnicas do SIM, para adequar-se completamente à legislação”. No caso do estabelecimento, ele estará trabalhando com o selo e com um prazo de seis meses até a obra estar concluída, segundo Rodrigo Nagel, médico-veterinário responsável pelo SIM.

Rogério Martins, proprietário do mercado Rogério, foi outro empreendedor que decidiu ter a certificação do SIM para a produção de embutidos e cortes de carne temperada. Para ele, a comprovação dos produtos comercializados com a devida certificação proporciona a qualidade garantida para o consumidor, motivo que também foi crucial para que o mercado Flores, de José Nilton Flores, também buscasse sua certificação. De acordo com o proprietário, “antes de buscar a certificação, sempre ouvia falar que teria de gastar muito dinheiro e que seria um processo totalmente burocrático. Porém, quando procurei a Secretaria da Agricultura, constatei que a certificação seria mais rápida, menos onerosa e traria muitos benefícios ao meu estabelecimento”, salientou Flores, que também já está providenciando a ampliação do mercado.

O mercado Do Lar, de Edison dos Santos Henrich, também recebeu o alvará de certificação do Sistema de Inspeção Municipal, o que, de acordo com o proprietário, atesta a qualidade e as recomendações sanitárias imprescindíveis para a comercialização dos produtos, bem como todas as exigências sanitárias. O mercado Do Lar, que também recebeu o alvará de manipulação de produtos embutidos cárneos e cortes de carne temperada, realiza as adequações necessárias, como ampliação do espaço do açougue.

O SIM VEIO PARA FICAR - Com a certificação dos cinco mercados, a Prefeitura Municipal já conta com 13 estabelecimentos e agroindústrias com o selo do Sistema de Inspeção Municipal, representando uma conquista, tanto do vendedor, como do consumidor, uma vez que o selo atesta a qualidade do produto comercializado: “o grande número de adesões ao SIM nas últimas semanas consolida a iniciativa de ampliarmos o SIM para proporcionar a legalidade aos nossos produtos coloniais e embutidos, que, além de serem referência em sabor, hoje, têm o atestado de qualidade devidamente certificado pelo SIM”, salientou o prefeito Junaro Figueiredo. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)