Prefeitura entrega certificação do SIM a mais quatro mercados da cidade

Na manhã da última sexta-feira, 4 de março, a Prefeitura Municipal efetuou a entrega de mais quatro alvarás de certificação do Sistema de Inspeção Municipal junto a mercados da cidade que adequaram-se ao SIM nos últimos dias. Durante a manhã, o prefeito Junaro Figueiredo, juntamente com o secretário da Agricultura, Aldimar Machado, e o médico-veterinário da prefeitura, Rodrigo Nagel, visitaram os mercados Exattus, Amizade, Q’ Útil e Nascimento, para a entrega dos referidos alvarás.

NOVA NECESSIDADE – Tema de audiências realizadas nos últimos meses entre a Administração Municipal, órgãos de fiscalização sanitária do Estado e os donos de estabelecimentos que trabalham com produtos de embutidos e cortes de carne, a necessidade de adequação ao Sistema de Inspeção Municipal se tornou uma realidade no município, uma vez que as exigências sanitárias e a fiscalização a estabelecimentos estão sendo cada vez mais rigorosas.

MAIS QUATRO CERTIFICAÇÕES - Para o proprietário do mercado Q’Útil, Luiz Antônio da Luz Lopes, a adequação ao SIM foi realizada para trabalhar dentro da legalidade quanto aos produtos oferecidos e, desta forma, proporcionar o devido selo de qualidade dos mesmos ao consumidor. Nesta mesma linha, Homero Oliveira da Rosa, dono do mercado Amizade, localizado na Vila Floresta, salienta que a certificação do SIM estabelece um padrão de qualidade imprescindível para seus produtos, pois transmite para o consumidor a certeza de que a carne e embutidos adquiridos no estabelecimento passaram por todas as etapas exigidas no processamento e nas normas sanitárias da inspeção.

Proprietário do Mercado Nascimento, Amilton Lopes do Nascimento ressalta que, além de proporcionar a qualidade do produto para o consumidor, a certificação do SIM aos mercados irá contribuir para coibir a compra e venda de carnes e derivados de origem clandestina, os quais apresentam sérios riscos para a saúde pública pelo fato de não ter procedência e nem a certeza de ter o mínimo de condições sanitárias para seu processamento.

Proprietário do mercado Exattus, Anderson Luiz Schmidt, também avaliou como positiva a certificação de seu estabelecimento ao SIM, uma vez que, para a adequação às normas, já aproveitou novos espaços que estavam sendo construídos no mercado, o que dispensou mais investimentos neste sentido. Agora, quanto às vantagens de obter a certificação, Anderson frisou que a garantia de procedência e qualidade dos produtos proporcionada ao consumidor é o maior ponto positivo do SIM, o que transmite a credibilidade indispensável dos produtos comercializados em seu mercado para o cliente.

UMA NOVA REALIDADE - Com a certificação dos quatro mercados, a Prefeitura Municipal já conta com oito estabelecimentos e agroindústrias com o selo do Sistema de Inspeção Municipal, representando uma tendência do aumento de adesões para os próximos dias. Para o prefeito Junaro Figueiredo, estas novas quatro certificações terão efeito decisivo na adesão de outros estabelecimentos ao SIM, o que será imprescindível para que se coíba o comércio de produtos sem certificação e, da mesma forma, proporcione que o consumidor tenha acesso a produtos com a qualidade comprovada do selo de inspeção. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)