Prefeitura certifica o primeiro mercado da cidade a aderir ao SIM

Na manhã desta sexta-feira, 26 de fevereiro, foi realizado o ato de assinatura e entrega do certificado do Sistema de Inspeção Municipal – SIM 004 ao primeiro mercado da cidade a adequar-se às normas técnicas e sanitárias do referido sistema. O Mercado e Açougue Valmar, localizado no Bairro da Gruta, obteve a certificação para a produção de embutidos cárneos e cortes de carne temperada. Na oportunidade, o prefeito Junaro Figueiredo, juntamente com o médico-veterinário da prefeitura Rodrigo Nagel, responsável pelo SIM no município, entregou o certificado a Valdeci Dorneles Flores, proprietário do estabelecimento.

QUALIDADE NO PRODUTO OFERECIDO - No ato de assinatura do certificado, que concede o SIM 004 ao Mercado e Açougue Valmar, Valdeci ressaltou a importância da adequação do estabelecimento às normas do Sistema de Inspeção Municipal: “Hoje, o consumidor está cada vez mais exigente quanto aos produtos oferecidos para consumo e busca, além da qualidade, a credibilidade quanto à procedência. Desta forma, buscamos aderir ao SIM para trabalhar com nossos produtos embutidos, como linguiças, além de cortes de frango, totalmente em conformidade com a legislação”, salientou o proprietário.

Segundo Valdeci, a adequação ao SIM implicou na implantação de uma sala separada do açougue, local onde são produzidos os produtos certificados, como embutidos. No entanto, “foi uma obra necessária para podermos trabalhar dentro da lei, uma vez que, hoje, o controle feito pelos órgãos fiscalizadores impõe pesadas sanções aos estabelecimentos que não possuem registro quanto a produtos produzidos sem a devida certificação; assim, buscamos nos adequar para trabalhar tranquilamente dentro das normativas da legislação e, consequentemente, oferecer o melhor produto com a qualidade que o consumidor merece”, destacou Valdeci.

O SIM É UMA REALIDADE CONSOLIDADA - Segundo o prefeito Junaro Figueiredo, a certificação do Mercado Valmar pelo SIM deverá incentivar os demais estabelecimentos do ramo em São Luiz Gonzaga a aderirem ao sistema, uma vez que as fiscalizações estão se tornando corriqueiras a cada dia que passa. Assim, além de evitar notificações, apreensões de produtos e até mesmo pesadas multas, é imprescindível que os estabelecimentos que trabalham com produtos derivados da carne animal e laticínios, além das agroindústrias, busquem as informações junto à Secretaria Municipal da Agricultura para entrar com o pedido de certificação.

Para o Chefe do Executivo, a certificação junto ao SIM é uma realidade e não será mais possível retroagir, pois a tendência do mercado é cada vez mais exigir rigor e qualidade nos produtos comercializados, o que é comprovado mediante certificação nas normas técnicas e sanitárias, como os SIMs.

NOVAS CERTIFICAÇÕES - O Mercado Valmar é o quarto empreendimento são-luizense a obter a certificação do SIM, a exemplo do Abatedouro Ouro Verde, da ACAMEL e da Frangos São Luiz, os quais comercializam seus produtos no comércio local com os devidos selos de qualidade do sistema municipal de inspeção. Com a certificação do SIM 004, a Prefeitura Municipal acredita que os demais mercados, agroindústrias e estabelecimentos buscarão enquadrar-se no sistema de inspeção e obter, com isso, todas as vantagens e possibilidades que a certificação proporciona, tanto para o próprio produto, como para o consumidor que terá a certeza de adquirir produtos de qualidade garantida. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)