Pedido de canonização de Sepé Tiaraju será encaminhado ao Vaticano

Na última semana, o prefeito Junaro Figueiredo recebeu a informação de José Roberto de Oliveira, professor e entusiasta do Turismo, de que estará sendo encaminhado nos próximos dias ao Vaticano o pedido de canonização de Sepé Tiaraju, índio guerreiro guarani e uma das figuras mais importantes da história das Missões.

De acordo com Oliveira, a proposição está sendo escrita pelo Frei Susin, um dos principais teólogos da América Latina. Neste documento, estão sendo incluídas diversas mensagens de apoio à canonização, como de Irmão Cechin, um dos grandes lutadores sociais da América Latina e que, há mais de 20 anos, levanta a hipótese de canonização de Sepé, e da obra “Missa da Terra Sem Males”, escrita por Bispo Casaldáliga, um dos mais importantes bispos da América, com base na ideia de que o povo já havia canonizado o guerreiro guarani.

Segundo o prefeito Junaro Figueiredo, apoiador da proposição, a região das Missões precisa defender este pleito, tendo em vista a importância da história dos Sete Povos na formação do Brasil, Argentina e Paraguai e, principalmente, da figura mítica de Sepé Tiaraju e o que ela representa, remetendo a um passado de lutas e sacrifício pela liberdade de um povo, enaltecido pela célebre do guerreiro guarani: “Esta terra tem dono!”.

A proposição que está sendo elaborada deverá ser entregue ao Vaticano ainda no mês de novembro, para sua apreciação. Caso seja aceita, será a primeira vez que São Luiz Gonzaga e a região das Missões terão um santo reconhecido pela Igreja Católica. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga