Campanha recolhe 30 toneladas de lixo eletrônico

Ocorreu durante essa sexta-feira, dia 7, mais uma edição da campanha de recolhimento de lixo eletrônico de São Luiz Gonzaga. O ponto de coleta, formado por um caminhão da empresa Natusomos, esteve durante todo o dia em frente à Prefeitura de São Luiz Gonzaga. Nesta edição foram recolhidos 30 toneladas de equipamentos e aparelhos eletrônicos.

A iniciativa é do Setor de Proteção Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a empresa Natusomos, de Horizontina. Foram recolhidos de forma gratuita equipamentos como aparelhos de som; baterias; cabos e fios; caixas de som de microcomputadores; cafeteiras, liquidificadores e batedeiras; calculadoras; carregadores em geral; celulares e telefones no geral; videocassetes; estabilizadores e nobreaks; fax; fontes de computadores; fornos elétricos; geladeiras; HDs; impressoras e scanners; lavadoras de roupa; modens; notebooks e televisores de tubo, entre outros.

A coordenadora do Setor de Meio Ambiente da prefeitura, Andressa Venquiaruto, afirmou que a ação atingiu as expectativas. “Assim como nas edições anteriores, novamente enchemos o caminhão da empresa com 30 toneladas de equipamentos descartados, que agora terão sua correta destinação preservando a natureza.”

Entre as pessoas que aproveitaram a campanha para descartar equipamentos eletrônicos esteve o técnico em informática Edgar Santiago, 31 anos, que levou notebooks e outros aparelhos para descarte. “É muito bom poder trazer aqui na praça e saber que, além de desocupar espaço lá em casa, os equipamentos terão destino correto. Devido ao meu trabalho sempre tenho o que descartar e sempre participo.”