Palestras, homenagens e ações de conscientização marcaram a 4ª Semana Municipal do Meio Ambiente

De 2 a 7 junho, a Prefeitura Municipal, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAG), Setor Municipal de Proteção Ambiental (SEMPA) e Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) promoveram a 4ª Semana Municipal do Meio Ambiente.

No último dia 2, integrando a programação da 8ª Festa do Arroz Carreteiro, ocorreu a abertura oficial das atividades, com a participação de autoridades, técnicos da área ambiental e estudantes. Na ocasião, foram promovidas as palestras: “Mercado de Carbono no RS: Desafios e Oportunidades”, ministrada por Juliano Zanatto Nicolodi (Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga); “Sistemas Agroflorestais como estratégia de desenvolvimento rural sustentável”, com o palestrante Jean Lucas Poppe (URI); e “Abelhas e as cidades”, ministrada por Arthur Castro do Rosário (UERGS).

No dia 5, integrando as atividades da Semana do Meio Ambiente, a Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga entregou a Láurea Destaque Ecológico José Lutzenberger para o ambientalista e sargento da reserva da Brigada Militar, Antonio Sérgio Pacheco. Entre as diversas ações realizadas em prol do meio ambiente e da população, Pacheco foi presidente da Associação de Proteção Ambiental Amigos do Rio Piratini (Aparp); atuou como chefe do SEMPA; foi vice-presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA); coordenou o Comitê Municipal de Combate à Dengue; e foi autor da Lei Municipal nº 4.654/08, a qual instituiu o Código Municipal Ambiental. A Administração Municipal parabeniza e agradece ao senhor Antonio Sérgio Pacheco pelo trabalho desenvolvido na área ambiental no município.

Também no dia 5, cerca de 12 mudas de árvores frutíferas – doadas pelo SEMPA – foram plantadas nos pátios das escolas municipais. O plantio foi realizado na EMEF Érico Veríssimo, EMEF Ernestina Amaral Langsch, EMEI Cecília Petry Batista e EMEI Luíza Fabrício da Cunha, informando sobre os benefícios das árvores e a importância de conscientizar as crianças sobre o cuidado com a natureza.

As atividades seguiram no dia 6 de junho. A SEMAG, por meio do SEMPA, em conjunto com a supervisora da unidade do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), Maristela Freitas, visitaram as empresas que comercializam defensivos agrícolas. Na ocasião, foram repassadas orientação sobre logística reversa; entrega de folders e divulgação de material digital sobre o processo de devolução de embalagens vazias, sobras pós-utilização dos produtos adquiridos e produtos vencidos. Durante as visitas, também foi destacada a importância da responsabilidade compartilhada e do quanto a destinação correta contribui para a preservação do meio ambiente. Mais informações sobre o tema podem ser obtidas pelos números (55) 99944-2296 e (55) 3352-9340 (SEMPA).

Encerrando a programação, no dia 7 de junho, a SEMAG – por meio do SEMPA – em parceria com a empresa Natusomos, de Horizontina, realizou mais uma edição da campanha de recolhimento de lixo eletrônico. A população participou da campanha, descartando de forma correta itens como aparelhos de som, televisões de tubo e led, cabos e fios, geladeiras, impressoras, teclados, celulares, liquidificadores, cafeteiras, pilhas, lâmpadas, entre outros. Ao todo, foram descartados 27.695 quilos, o equivalente a 40 m³ de eletrônicos. O SEMPA lembra a importância de realizar o descarte correto dos itens, os quais são prejudiciais quando expostos ao meio ambiente.

A SEMAG, SEMPA e COMDEMA agradece a todos os apoiadores e aos participantes das atividades da 4ª Semana do Meio Ambiente.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do SEMPA e Câmara de Vereadores