Atividades em prol da conscientização ambiental marcaram o início da 2ª Semana Municipal de Meio Ambiente

O dia 1º de junho foi marcado pelo início das atividades em comemoração ao aniversário de São Luiz Gonzaga e da 2ª Semana Municipal do Meio Ambiente.

Na manhã de terça-feira, ocorreu a abertura das atividades da Semana do Meio Ambiente. O ato foi presencial restrito, realizado em ambiente aberto. Participaram da atividade, o prefeito Sidney Brondani; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Atanásio Santiago; representando a Câmara de Vereadores, a vereadora Rose Grings; o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), Iuri Martins; a chefe do Setor de Meio Ambiente, Marisete Marques Vieira; a bióloga da secretaria, Karen Limberger Perim; o engenheiro agrônomo da pasta, Daniel Hilbig, a médica veterinária, Francianne Miranda; os fiscais ambientais Itamar Hider e Patrick Ximenes e a imprensa local.

Na ocasião, foram entregues mudas de árvores nativas ao representante do 4º RCB, o aspirante Guilherme Santoro Lima. Em parceria com o Setor de Proteção Ambiental (SEMPA), o regimento desenvolve um projeto para recuperação de nascentes, matas ciliares e recursos hídricos na área do 4º RCB.

A SEMPA também desenvolve uma parceria com a EMEI Florinda Caetano Braga. Na terça-feira, mudas de árvores nativas foram entregues à diretora da escola, Marilea Ribeiro e as professores do maternal, Ana Paula, Eva Eloí e Marlene. As mudas serão utilizadas no desenvolvimento de um projeto de preservação do meio ambiente. As famílias dos estudantes serão presenteadas com as mudas e algumas serão plantadas na área do educandário.

O ato também contou com a participação da personagem Dorinha, a qual – a pedido da SEMPA – produziu vídeos educativos sobre o meio ambiente. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar o público para a preservação do meio ambiente, para serem divulgados principalmente nas escolas, possibilitando atividades interdisciplinares e outras produções com os alunos, de acordo com a faixa etária. Os vídeos serão disponibilizados nas mídias sociais da Prefeitura de São Luiz Gonzaga.

PROJETO FRUTIFICAR

Na tarde do dia 1º, ocorreu o lançamento do Projeto de Arborização da Estação Férrea. A iniciativa é desenvolvida em parceria pela Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, COMDEMA e Projeto Frutificar, da Casa do Poeta. A atividade também integrou a programação de aniversário de São Luiz Gonzaga.

Para simbolizar o início do projeto na Estação Ferroviária, os presentes realizaram o plantio de três mudas: ipê (árvore símbolo do município), pitangueira e erva-mate. Durante a solenidade, também foi anunciada a ampliação do Projeto Frutificar para os Clubes de Mães nos bairros do município. A ação será desenvolvida pelo COMDEMA e Casa do Poeta, com o apoio da Prefeitura de São Luiz Gonzaga e Câmara de Vereadores.

A solenidade contou com a presença do prefeito Sidney Brondani; da secretária de Turismo, Luiza Caterine Santos Panegalli; do secretário da Agricultura, Atanásio Santiago; representando a Câmara de Vereadores, a vereadora Rose Grings; da presidente da Casa do Poeta Vania Maria Coimbra e da integrante da associação, Neiva de Melo; do Presidente do COMDEMA, Iuri Martins; do conselheiro de Cultura e diretor de museus, Anderson Amaral; do presidente do Conselho Municipal de Turismo, Carlos Sidnei Ferreira; da chefe do Setor de Meio Ambiente, Marisete Marques Vieira; da coordenadora de Cultura da secretaria, Liandra Antonini; do engenheiro agrônomo da pasta, Daniel Hilbig; do integrante da equipe da Secretaria de Turismo, Reni Rodrigues Lopes e do assessor parlamentar Márcio Greff.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMAG e SEMTC