Confira a programação da 2ª Semana Municipal de Meio Ambiente

De 1º a 7 de junho, ocorrem as atividades alusivas à 2ª Semana Municipal de Meio Ambiente (conforme a Lei Municipal nº 5.951/19). Devido a pandemia da COVID-19, as atividades serão desenvolvidas de forma on-line e presencial restrita (respeitando os protocolos sanitários).

Nesta terça-feira, 1º de junho, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAG), Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) e Setor de Proteção Ambiental (SEMPA) realizarão o ato simbólico de abertura da 2ª Semana Municipal de Meio Ambiente, nas dependências da SEMPA. Às 9h30min, ocorrerá a entrega simbólica de mudas nativas para o 4º RCB (destinada a recuperação de nascentes existentes na sede do regimento) e EMEI Florinda Caetano Braga (para o desenvolvimento de projeto de conscientização ambiental com os alunos).

Também no dia 1º, às 15 horas, será realizado o lançamento do Projeto de Arborização da Estação Férrea. A ação é desenvolvida em parceria pela Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, COMDEMA e Projeto Frutificar, da Casa do Poeta. O ato integra a programação de aniversário de São Luiz Gonzaga.

Nesta quarta-feira, 2 de junho, em parceria com o SESC, o SEMPA executará a revitalização e embelezamento dos canteiros da Avenida Senador Pinheiro Machado (plantio de flores e pintura), entre o Banrisul e a MB Farmácias.

No dia 7 de junho, próxima segunda-feira, iniciam as atividades do projeto “Meu pet com saúde”, no Bairro Floresta. O projeto piloto visa à conscientização da comunidade quanto ao abandono de cães e gatos. Após o cadastramento dos animais, será marcada uma data para a vacinação anti-cio das fêmeas, além do uso de vermífugo nos animais.

VÍDEOS

Ainda dentro das atividades da 2ª Semana Municipal de Meio Ambiente, a equipe do SEMPA viabilizou a produção de pequenos vídeos a serem publicados nas redes sociais. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar o público para a preservação do meio ambiente, para serem divulgados principalmente nas escolas, possibilitando atividades interdisciplinares e outras produções com os alunos, de acordo com a faixa etária.

Alguns temas abordados nos vídeos: período de podas, remoção de árvores, terrenos baldios, maus tratos, resíduos sólidos, resíduos eletrônicos, destinação correta dos mesmos, além de esclarecimentos das atribuições do SEMPA.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMAG

Foto: Divulgação / SEMPA