Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente desenvolve o projeto “Meu pet com saúde”

A Prefeitura de São Luiz Gonzaga – por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAG) – buscando sanar os problemas emergenciais da procriação excessiva de cães e gatos no município, desenvolve o projeto piloto “Meu pet com saúde”. A iniciativa – que será realizada com o apoio do 4º Regimento de Cavalaria Blindado (RCB) e voluntários – visa conscientizar a população quanto aos cuidados necessários para manter uma boa saúde e fazer o controle da natalidade de cães e gatos. O projeto irá desenvolver campanhas de vacinação anti-cio e administração de vermífugos.

A médica veterinária da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Francianne Prado Miranda, alerta para o grande número de animais abandonados. “Nos últimos anos, o abandono e morte de animais são constantes, mesmo com a construção do Canil Municipal, o problema persiste. Quando em risco de vida, esses animais abandonados são socorridos em clínica veterinária conveniada e muitos são levados ao canil, a maioria são filhotes abandonados. A secretaria busca socorrer e abrigar. Porém, em função dos recurso disponível e da alta demanda, tem prestado um serviço paliativo”.

Francianne também destaca o objetivo do projeto “Meu pet com saúde”. “Para uma solução em longo prazo, vamos iniciar esse projeto piloto visando diagnosticar a população felina e canina, além dos problemas específicos de cada bairro. Nos próximos meses, serão executadas ações para vacinar cadelas e gatas, assim como também fazer a desvermifugação de cães e gatos”, informa.

BAIRRO FLORESTA

As ações do projeto “Meu pet com saúde” iniciam na manhã de terça-feira, 18 de maio, com a visita da equipe para o cadastro dos animais de moradores do Bairro Floresta. Após esse cadastramento, será divulgado o período da “Semana D”, quando ocorrerá a vacinação das fêmeas e a administração de vermífugo em todos os animais cadastrados no bairro. Nos dias da vacinação, será entregue uma carteirinha para que o dono possa ter o controle da revacinação do animal.

Mais informações sobre o projeto “Meu pet com saúde” podem ser obtidas com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por meio do número 3352-9300. A pasta está localizada junto à sede administrativa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga (na Rua Venâncio Aires, nº 2438), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 horas até às 11h30min. e das 13h30min. até às 16 horas.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMAG