​​​​​​​SEMPA destaca informações sobre a arborização urbana

Na 1ª Semana Municipal de Meio Ambiente (de 1º a 7 de junho), a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por meio do Setor Municipal de Proteção Ambiental (SEMPA), destaca algumas informações importantes sobre a arborização urbana. São Luiz Gonzaga dispõe de um Plano Diretor de Arborização Urbana, o qual foi instituído por meio da Resolução COMDEMA nº 01, de 08 de junho de 2010. O documento define diretrizes de planejamento, implantação e manejo da arborização na cidade e busca integrar e envolver a população, com o objetivo de preservar o meio ambiente.

O plano também conta com recomendações sobre a execução de plantio, respeitando critérios como, por exemplo, as distâncias mínimas entre as árvores e os elementos urbanos (como esquinas, semáforos, bocas de lobo, caixa de inspeção, acesso de veículos, postes), além de poda, retirada de árvores e medidas compensatórias. Nos passeios públicos, o proprietário do imóvel deverá atender a legislação vigente e construir um canteiro em torno de cada árvore seguindo a largura mínima de 1,20 metros sem pavimentação.

Já para a abertura da cova, são recomendadas as dimensões mínimas de 60 cm de altura, largura e profundidade. Também é recomendado o plantio de espécies de porte adequado. “Ocorre que, na prática, muitas vezes são utilizados canteiros menores e à medida que a árvore cresce, aumentam as possibilidades de ocorrer danos as calçada e construções”, destacou a bióloga da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Karen Limberger Perim.

A bióloga também lembrou que a arborização desempenha importante função na melhoria da qualidade de vida da população, trazendo inúmeros benefícios. “As árvores diminuem a temperatura ambiente; diminuem a poluição sonora; embelezam as ruas; preservam a biodiversidade, oferecendo abrigo e alimento para os animais; fornecem sementes, frutas, madeira e medicamentos, entre outros benefícios. Estudos apontam que as árvores ainda ajudam a diminuir a pressão arterial, frequência cardíaca e outros sintomas relacionados ao estresse e, portanto, também influenciam positivamente na nossa qualidade de vida”.

INFORMAÇÕES

O SEMPA alerta a população sobre a importância da consciência ambiental, com o objetivo de ampliar as áreas arborizadas no município. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, localizada junto a Prefeitura de São Luiz Gonzaga ou pelo número (55) 3352-9300. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30min até às 13h30min.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMPA