Associações de bairros se reúnem com o Executivo

Na noite de segunda-feira, 8 de abril, foi realizada reunião entre a Administração Municipal, vereadores e representantes de associações de moradores de diversos bairros do município. O encontro ocorreu na sede da associação de moradores da Vila Harmonia, local onde, mais tarde, ocorreu reunião com a comitiva do projeto "Ouvindo a população, construindo uma São Luiz melhor", proposto pela atual gestão municipal.
Motivo - O motivo do encontro com a Administração e o Legislativo foi de sanar dúvidas quanto às adequações das respectivas sedes de associações ao Plano de Prevenção Contra Incêndio - PPCI, documento essencial para o alvará que é concedido pelo Corpo de Bombeiros aos estabelecimentos que obedecem às normas de segurança exigidas para seu funcionamento. No entanto, como o horário da reunião foi marcado para as 19h, os bombeiros não estavam presentes, pois não tinham representação oficial após o horário de serviço. Assim, os vereadores irão sugerir uma nova data para o encontro entre a corporação dos bombeiros e os representantes dos bairros.
Presenças - Estavam presentes, por parte da Administração, o prefeito Junaro Figueiredo, vice-prefeito Mário Trindade, e os secretários Adão Borba, Aldimar Machado, Nodir Maronese, Vitor Hugo Nascimento e Graciela Ojopi. Por parte do Legislativo, estavam presentes os vereadores Reni Rodrigues Lopes, Paulo César da Trindade Garcia, Maria de Lourdes Matzenbacker, Celestino Stragliotto e Adão Schmidt.
Valores - Na oportunidade, o vereador Paulo César da Trindade Garcia apresentou uma tabela de preços de várias empresas do RS que produzem os materiais requisitados pelo PPCI, como portas anti-pânico. Segundo o vereador, a principal dúvida das associações que será levada aos bombeiros é quanto ao procedimento necessário de adequação dos locais e sobre a averiguação para a liberação de alvarás. Esta reunião deverá ser marcada nos próximos dias.
O prefeito Junaro Figueiredo, após o levantamento feito por algumas associações quanto às instalações necessárias e pelo alto custo dos materiais (em um orçamento, por exemplo, uma associação terá gastos de mais de R$ 4 mil para as adequações ao PPCI), sugeriu a organização dos bairros para a criação de um evento beneficente, como, por exemplo, um jantar com a participação de várias comunidades, com o apoio de uma associação que possui sua sede regularizada. A proposta foi bem aceita pelos presentes que, nos próximos dias, irão se reunir e organizar o evento, que será divulgado posteriormente pelas associações participantes. O valor arrecadado, juntamente com a criação de uma rifa, será revertido para as associações que estarão trabalhando em conjunto, no intuito de minimizar os altos custos das adequações necessárias em suas sedes. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)