Vila Loureiro apresentou reivindicações à Administração

No final da tarde de quarta-feira, a comitiva da Administração esteve reunida com a comunidade da Vila Loureiro, nas dependências da Escola Municipal Érico Veríssimo, para ouvir as principais reivindicações do bairro. A reunião estava marcada para quinta-feira, mas foi antecipada para quarta-feira, 20 de março.
Presenças - Liderada pelo prefeito Junaro Figueiredo e vice-prefeito Mário Trindade, a comitiva era formada pelos secretários Adão Borba (Obras), Graciela Ojopi (Saúde), Nodir Maronese (Ação Social), Vitor Hugo Nascimento (Educação), pela secretária da comitiva, Ioni de Lima Leal, e pela assessora de Ação Social, Marli Oliveira Morais. Por parte do Legislativo Municipal, estavam presentes o vice-presidente da Câmara, Reni Rodrigues Lopes, e os vereadores Maria de Lourdes Matzenbacker e Paulo César da Trindade Garcia.
Reivindicações - Dentre as principais reivindicações à Administração estavam problemas nas ruas e no passeio público, a necessidade de calçamento em vários trechos, o pedido de implantação de um posto de saúde, iluminação pública, policiamento, a nomeação e numeração das ruas para viabilizar o serviço dos correios, melhorias na estrutura da escola e no clube de mães, entre outras.
Considerações - A Administração informou à comunidade presente de que a Vila Loureiro não está de fora do planejamento da Prefeitura e que, assim como os demais bairros, as reivindicações pontuais estarão sendo resolvidas o mais rápido possível. Para pedidos que envolvem estudos técnicos, os mesmos estarão incluídos no planejamento de ações da Prefeitura, de modo a otimizar os resultados com projetos elaborados para a captação de recursos.
Um ponto importante levantado pelo prefeito Junaro foi a necessidade da comunidade se organizar e formar uma diretoria para a criação de uma associação de moradores. Esta associação, de acordo com o prefeito, é a melhor forma de agilizar pedidos e conquistar melhorias para o bairro, pois, de maneira organizada, as reivindicações são levadas ao Executivo e, de maneira conjunta, os próprios moradores auxiliam a Prefeitura na criação de projetos.
Quanto à situação das ruas da Vila Loureiro, o vice-prefeito Mário Trindade informou aos moradores de que, nos próximos dias, a secretaria de Obras irá vistoriar os trechos e efetuar os reparos emergenciais para melhorar o trânsito de pessoas e veículos, principalmente em dias de chuva. Quanto às demais reivindicações, a comitiva salientou que estão lavradas em ata e, no próximo encontro no bairro, estarão averiguando o que foi feito e o que ainda será preciso fazer, em um contato próximo e contínuo com todas as vilas e localidades do município.
Projeto - O projeto "Ouvindo a população, construindo uma São Luiz melhor", proposto pela gestão atual visa, além de proporcionar a oportunidade dos moradores manifestarem suas reivindicações, estreitar os laços da Prefeitura com a comunidade, sendo este um compromisso assumido pela nova Administração para com os munícipes, objetivando a tomada de decisões em sintonia com a população são-luizense.
Roteiro - Com as fortes chuvas ocorridas na terça-feira, 19, as reuniões que estavam marcadas para as localidades de Barro Preto e Santa Inês foram transferidas, em datas para realização ainda a ser confirmadas. Na próxima semana, será feito encontro da comitiva com os moradores do Bairro da Gruta, a partir das 19h, na sede da associação de moradores. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)