Dia de comemorar o civismo: Desfile da Pátria será nesta segunda-feira

A Semana da Pátria, que teve início no dia 1º de setembro e prosseguiu com atividades descentralizadas no decorrer dos últimos dias, terá culminância na próxima segunda, com o desfile de Sete de Setembro, o qual terá início às 8h30min, na Rua Venâncio Aires.

HOMENAGEADOS - Neste ano, em estarão sendo homenageados o sesquicentenário do nascimento de Olavo Bilac (em âmbito federal), a retomada de Uruguaiana na Guerra do Paraguai através do tema “Meu jeito de ser brasileiro” (em âmbito estadual) e a Irmã Jandira Scalcon, do Lar Escola (em âmbito municipal).

DESFILE CÍVICO – O desfile cívico de segunda-feira, que iniciará às 8h30min, na Rua Venâncio Aires, terá a seguinte ordem de entidades a desfilarem para o público presente:

1 - 4º RCB

Banda Marcial do 4º RCB

2 - 14º BPM

3 - Polícia Ambiental

4 - 2ª SCI do Corpo de Bombeiros

5 - Escoteiros Caetés

6 - Banda Marcial da Escola Municipal Coração de Jesus

7 - Secretaria Municipal de Saúde

8 - Banda Marcial do Instituto Estadual Rui Barbosa

9 - Academia Movimento

10 - Banda Marcial da Escola Estadual Adalgisa Lencina

11 - Colégio Portinari

12 - Banda Marcial da Escola Estadual São Luiz

13 – Escola Estadual Gustavo Langsch

14 - Banda Marcial do Instituto Estadual Osmar Poppe

15 - Rotaract Club

16 – UERGS/São Luiz Gonzaga

17 - Banda Marcial da URI

18 - Escola Básica da URI

19 - Banda Marcial do 4º RCB

 4º RCB

20 - Grupo de Motoqueiros

21 - Grupo dos Opaleiros

22 - Old Cars

O encerramento será realizado na Rua Venâncio Aires, em frente à Praça da Matriz, a partir das 17h.  irá ocorrer na segunda-feira, 7 de Setembro, na Rua Venâncio Aires, com abertura prevista para as 8h30min e encerramento para as 17h, também na Praça da Matriz.

UMA VIDA ZELANDO PELAS CRIANÇAS – A homenageada em âmbito municipal durante os festejos cívicos é a Irmã Jandira, personalidade muito conhecida em São Luiz Gonzaga pelo seu trabalho junto ao Lar Escola, entidade assistencial que acolhe e proporciona expectativas de um futuro melhor para os jovens órfãos ou em situação de vulnerabilidade social.

Irmã Jandira Farinella Scalcon, nascida em 28 de setembro de 1952, em Paim Filho/RS, desde cedo mostrou desejo de se consagrar a Deus na vida religiosa. Ingressou na congregação aos 12 anos de idade, continuando seus estudos em uma escola particular das Irmãs da Sagrada Família, em Curitibanos/SC. Em 1969, fez o postulando na Província São Francisco de Assis em Erechim/RS. Nesse mesmo ano, no mês de julho, foi a Curitiba, na Província Menino Jesus, para fazer o noviciado durante dois anos. Em julho de 1971, professou os primeiros votos, retornando à Província São Francisco de Assis para realizar trabalho na catequese. Em 1975 fez a profissão perpétua.

Irmã Jandira também fez o curso de teologia pela PUC de Curitiba, Estudos Sociais e História na Universidade Federal de Passo Fundo. Prestou concurso para o Estado e começou a lecionar em Viadutos/RS, sempre buscando aperfeiçoamento através de cursos para melhor atender as necessidades dos educandos.

No ano de 1982, chegou ao Lar Escola em São Luiz Gonzaga, vindo da cidade de Viadutos/RS para atuar na entidade auxiliando no atendimento dos meninos e meninas que moravam no internato oriundos de diversas cidades do Rio Grande do Sul, inclusive da Capital, encaminhados pelo Poder Judiciário. Ao mesmo tempo em que auxiliava no atendimento às crianças, também trabalhava como professora na escola estadual Polivalente.

O trabalho realizado no Lar Escola sempre exigiu da Irmã Jandira muita dedicação, muita calma e amor. Sempre apoiada na proteção divina, conseguia realizar com alegria as tarefas diárias exigidas nesta instituição que acolhia crianças e adolescentes carentes, em alto grau de vulnerabilidade social, dando a eles condições necessárias para que esses jovens pudessem se encaminhar, sendo cidadãos de bem, críticos e participantes na sociedade. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)