Endesa Cien lança programa de incentivo à leitura que beneficiará escolas

  • Professores de São Luiz Gonzaga participarão de encontros de formação do projeto

    Assunto: Projetos  |   Publicado em: 25/08/2014 às 09:48   |   Imprimir

Criadores de Começos é uma aventura que percorrerá diferentes inícios. O projeto envolverá alunos de diversas cidades brasileiras, convidados a experimentar, por meio da leitura, histórias sobre começos. Ao todo, 50 professores de escolas públicas do estado do Rio Grande do Sul participam do projeto “Criadores de Começos”, iniciativa da Endesa Cien, por meio do Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura e do Ministério da Cultura. Professores dos 4º e 5º anos das escolas municipais das cidades de Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga participam de um encontro de formação com a contadora de histórias Lilian Faversani e Kiara Terra, nos dias 25 e 26 de agosto, e recebem ainda materiais didáticos.

Os docentes foram convidados a um percurso com seis atividades, nas quais professor e estudantes descobrem começos e criam contos a respeito. Cada professor tem até o dia 24 de outubro para encaminhar contos fictícios de algum começo escritos pelos alunos e alunas. A participação é individual e cada aluno ou aluna concorre com quantos trabalhos desejar. O resultado das 30 produções finalistas entre os Estados participantes (Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro) sairá em novembro e os textos serão apresentados para uma comissão de jurados em um evento que será realizado em dezembro.

A coletânea com os contos finalistas dará origem ao livro “Criadores de Começos: Contos das Crianças”, que será produzido em janeiro de 2015 e encaminhado às escolas e bibliotecas públicas dos municípios participantes em abril de 2015. Esta é uma forma de levar os estudantes a ler, ouvir, escrever e encenar histórias que falam dos sentimentos sobre os começos. “Os começos são essas marcas singulares que nós fazemos no tempo justamente para assinalar que lá, onde não havia, agora há. Existem aqueles momentos que já nascem com carinha de começo mesmo, porque desde o início, a continuidade está prevista, como quando uma nova vida se inicia, ou o ano escolar se inaugura, ou dormir a primeira noite em uma nova casa. Mas existem começos que a gente não reconhece assim, logo de cara, como aquele primeiro encontro com o grande amor de sua vida, ou o momento em que conhecemos a amiga que vai nos acompanhar nos momentos mais importantes. Ou aquela  aula sensacional, a que marcou o resto da vida de um de seus alunos ou alunas, porque foi ali que ele ou ela descobriu de que forma poderia fazer uma diferença neste mundo”, explica a coordenadora do projeto Rita Kerder.

A expectativa é de que ao final dessa trajetória a leitura tenha ampliado o repertório de leitura, da compreensão textual e tenha contribuído para o aumento do interesse das crianças em produzir suas próprias histórias. “A Endesa Brasil acredita que investir com qualidade em educação é uma escolha, mas não qualquer escolha. Essa é uma decisão que reflete a crença na educação como o melhor começo para o futuro de uma criança”, afirma a responsável pela área de Responsabilidade Social Corporativa da Endesa Brasil, Ana Paula Caporal.

Além do Rio Grande do Sul, o encontro de formação dos professores já passou pelo Rio de Janeiro e passará ainda pelo Ceará e Goiás. O kit com material didático recebido pelas escolas possui 1 livro do professor com 6 atividades; 10 fichas com contos de origem; 40 máscaras como adereços cênicos e regulamento do concurso cultural. Os professores serão estimulados a lerem para seus alunos, de maneira comunicativa e participativa. Ao final, os vencedores receberão como prêmios: filmadora digital para escola, tablet para os professores e leitor de livros digitais e coleção de livros com os clássicos da literatura infantil para os alunos. Serão observados os critérios de Estrutura (introdução, desenvolvimento e conclusão); Coerência (encadeamento dos fatos e sequência cronológica); Coesão (uso de palavras que construam nexos linguísticos); Registro (ortografia, segmentação de palavras e frases, uso de parágrafos, concordância, regência e pontuação); Proposição (utilização de recursos próprios do gênero teatral, como figuras de estilo, fórmulas literárias); Apresentação (se o texto for escrito à mão, a letra deve ser legível).

Já está no ar o site www.criadoresdecomecos.com.br, espaço para divulgação de informações e compartilhamento de ações sobre o projeto. No endereço eletrônico, os professores e educadores de todo o Brasil podem encontrar os materiais didáticos para download e realizar as atividades propostas com seus alunos.

Sobre a Endesa Cien - Localizada em Garruchos, a Endesa Cien é uma transmissora e conversora de energia. A companhia atua na importação e exportação de energia entre Brasil e Argentina. Controlada pela holding Endesa Brasil, a empresa conta com duas estações conversoras e duas linhas de transmissão de energia, que operam com modernos equipamentos e tecnologia de ponta. A infraestrutura da Endesa Cien, que utiliza as mais modernas tecnologias, é composta de duas estações conversoras de 50 Hz para 60 Hz e vice-versa, – já que as frequências do Brasil e da Argentina são diferentes. As unidades de Garabi I e Garabi II formam o Sistema de Interconexão Brasil-Argentina, que conta com cerca de 1000 km de linhas de transmissão. A estação Garabi I começou a operar em 2000, com capacidade total de transferência de energia de 1.100 MW. Dois anos depois, a empresa dobrou sua capacidade total, com a construção de Garabi II. Atualmente, a companhia tem 2.200MW de capacidade total.

Sobre a Endesa Brasil - A holding Endesa Brasil é uma das cinco maiores empresas privadas do setor elétrico brasileiro. Com sede em Niterói (RJ), a empresa mantém operações em quatro estados brasileiros: Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul e Goiás. O grupo atua no mercado de energia, nos segmentos de Distribuição – por meio das distribuidoras Ampla (RJ) e Coelce (CE) –, Geração – com as usinas Endesa Fortaleza (CE) e Endesa Cachoeira (GO) –, Transmissão, por meio da Endesa Cien (RS), e Serviços – com a Prátil. Os serviços de distribuição são destinados a consumidores residenciais, comerciais, industriais, rurais e de setores públicos, com fornecimento de energia a aproximadamente 6,3 milhões de clientes, nos Estados do Rio de Janeiro e do Ceará. Na geração, são atendidas distribuidoras, comercializadoras e clientes livres de diversas partes do Brasil. A Endesa Brasil faz parte do grupo italiano Enel, através da Enersis.

Sobre o Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura - O Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura, do qual o projeto “Criadores de Começos” faz parte, foi criado em 2011 e tem como objetivo contribuir para a qualificação do processo de alfabetização e letramento de crianças em escolas públicas de todo o país. Desde 2011 o Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura beneficiou cerca de 190 mil alunos com os projetos, Contadores de Histórias Encantadas (2011), Teatro de Brinquedos (2012) e Bú! Histórias de Medo e Coragem (2013).

Treinamento Escolas - Rio Grande do Sul

Dia 25 de agosto (segunda-feira), São Luiz Gonzaga – 14 horas às 18 horas, no Centro de Artes Lucas Franco de Lima

Dia 26 de agosto (terça-feira), Santo Ângelo - 14 horas às 18 horas, na Secretaria Municipal de Educação - Rua Antônio Manoel, 1414 Centro (Comunicação Endesa Cien)