Brinquedos auxiliam na prática pedagógica dos anos iniciais

 Com o objetivo de proporcionar momentos de diversão e de aprendizagem aos alunos da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte - SEMECE adquiriu para as escolas de Educação Infantil diversos brinquedos, tais como bonecas, jogo de boliche, kit cozinha, peças de encaixe, mesa de multiatividades, kit mecânico, torre forma geométrica. Ao todo, foram contempladas oito escolas da rede municipal.

Visando proporcionar o ensino aliado a práticas saudáveis, a SEMECE buscou priorizar as atividades envolvendo as brincadeiras com as crianças, utilizando, para isso, o contato dos estudantes com os objetos e suas diferentes cores, texturas, formas, tamanhos e sons. Ao manejá-los, as crianças fazem tentativas, erros e acertos, e aprendem sobre a função de cada um, como utilizá-los, desmontá-los e montá-los.

 Segundo Vygotsky (1989) “o brincar cria a chamada zona de desenvolvimento proximal, impulsionando a criança para além do estágio de desenvolvimento que ela já atingiu. Ao brincar, a criança se apresenta além do esperado para a sua idade e mais além do seu comportamento habitua”l. Para Vygotsky, o brincar também libera a criança das limitações do mundo real, permitindo que ela crie situações imaginárias. (Pela SEMECE)