Grupo de Trabalho realiza capacitação ao Saúde na Escola

Na última quinta-feira, 8 de agosto, ocorreu reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal de São Luiz Gonzaga (GTI-Municipal) junto à 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Santo Ângelo. Representado por Milton Nei Neves do Amaral e Tânia Janete Lima Machado (Secretaria de Saúde), Fabiana Cristina Hansen (Secretaria de Educação) e Maria Luiza Bortoluzzi (32ª CRE), o GTI-Municipal participou da capacitação inicial ao Programa Saúde na Escola - PSE, o qual abrangerá, em São Luiz Gonzaga, 4.423 alunos das redes municipal e estadual de ensino dentre as 16 escolas elencadas de acordo com os requisitos de adesão ao programa.
O QUE É O PSE? - O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da saúde e da educação, foi instituído no ano de 2007. Com políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira, tem, como objetivo, promover a saúde e a educação integral. A partir de 2013, todos os municípios do país estão aptos a participar do PSE, sendo que São Luiz Gonzaga aderiu ao programa com equipe de Atenção Básica e ações em creches, pré-escolas e ensino fundamental.
A proposta do PSE é centrada na gestão compartilhada por meio dos Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTI), numa construção em que tanto o planejamento quanto a execução, monitoramento e a avaliação das ações são realizados coletivamente, de forma a atender às necessidades e demandas locais. O trabalho no GTI pressupõe, dessa forma, interação com troca de saberes, compartilhamento de poderes e afetos entre os profissionais da saúde e da educação, comunidade e demais redes sociais.
GRUPO DE TRABALHO MUNICIPAL - O GTI-Municipal é composto por gestores das Secretarias de Saúde e de Educação, além de representantes das equipes de saúde da atenção básica e das escolas, estudantes e pessoas da comunidade local. Como objetivos, o GTI-Municipal visa articular a inclusão de temas relacionados às ações do PSE nos projetos políticos pedagógicos das escolas; apoiar a implementação dos princípios e diretrizes do PSE no planejamento, monitoramento, execução, avaliação e gestão dos recursos financeiros; e possibilitar a integração e planejamento conjunto entre as Equipes das Escolas e as Equipes de Atenção Básica.
METODOLOGIA - Com o intuito de facilitar a dinâmica de trabalho da equipe da saúde e educação o GTI-M trabalhará em conformidade com o PSE desenvolvendo três dimensões: 1. Avaliação das Condições de Saúde; 2. Prevenção de Doenças e Agravos e Promoção da Saúde; e 3. Formação - potencializando a prática intersetorial, a atenção, à saúde e a educação integral. (Por Fabiana Hansen/SEMECE)