Dia do Índio contou com grandiosa celebração

Com o objetivo de resgatar as raízes históricas e culturais da região das Missões, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte - SEMECE promoveu, nesta sexta-feira, um grande evento em homenagem ao Dia do Índio, comemorado neste 19 de abril
Contando com a presença de cerca de 900 alunos das redes municipal, estadual e particular, o evento iniciou sua programação às 9h30min, no palco Cenair Maicá, na Praça da Matriz, com o professor e historiador Sérgio Venturini explanando sobre a história guarani durante o processo de catequização dos índios nos primórdios dos Sete Povos das Missões até os dias atuais, com a luta dos remanescentes em manter viva a sua cultura e tradição.
Logo após, foi realizado show artístico com grupo de indígenas da aldeia Tekoá, de São Miguel das Missões, e apresentação de dança promovida por estudantes da Escola Estadual João Aloísio Braun, participantes do Programa Mais Educação que está sendo desenvolvido no educandário.
Aos estudantes presentes, além da integração com as crianças da aldeia Tekoá, também foi oportunizado o contato com objetos, fotografias e instrumentos indígenas, acervo que esteve exposto durante o dia nas proximidades do palco Cenair Maicá. Segundo o secretário da Educação, Vitor Hugo Nascimento, os objetos indígenas foram doados pelo Instituto Estadual Osmar Poppe para exposição no evento alusivo ao Dia do Índio. Após, com a doação à SEMECE, os materiais serão catalogados e farão parte do acervo do Museu Arqueológico, localizado no Centro Cícero Cavalheiro.
De acordo com o secretário da Educação, a grande presença dos estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino vai de encontro com o objetivo da organização do evento, que foi de resgatar os valores históricos e culturais de nossa região missioneira. Para isso, segundo Vitor Hugo, a SEMECE organizou no Dia do Índio uma integração dos moradores da aldeia Tekoá e os estudantes são-luizenses, de modo a estreitar os laços culturais através da troca de experiência e de costumes. Essa integração prática, de acordo com o secretário, deverá ser realizada novamente, em outras datas festivas que transcorrerão no decorrer do ano. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)