Administração reuniu-se na Escola Érico Veríssimo

  • Encontro tratou da situação da 7ª série da escola, com pouco número de aluno

    Assunto: Projetos  |   Publicado em: 12/05/2014 às 08:36   |   Imprimir

Na manhã desta terça-feira, 2 de abril, o prefeito Junaro Figueiredo e o secretário da Educação, Vitor Hugo Nascimento, estiveram reunidos com professores e pais de estudantes da Escola Municipal Érico Veríssimo, da Vila Loureiro, para tratar sobre a situação da turma da 7ª série do educandário.
Situação - Segundo a diretoria, a 7ª série da escola, atualmente, conta com apenas seis alunos, uma vez que não foi possível reunir mais estudantes para a referida turma. Por conta disto, o secretário Vitor Hugo informou que será necessária a transferência dos alunos da 7ª série para outra escola mais próxima possível que, provavelmente, será a escola da Vila Boa Esperança (uma vez que a turma da 7ª série da escola Ernestina Amaral Langsch já está completa). A opção de enturmar a 6ª e 7ª série também foi descartada pelos professores, tendo em vista o prejuízo no aprendizado dos estudantes.
Suporte - Desta forma, com a aprovação dos presentes na reunião, os alunos serão realocados o mais rápido possível para outra escola, com o transporte escolar à disposição. Assim, o secretário solicitou uma reunião com os pais dos estudantes junto à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte - SEMECE para definir um local de embarque dos estudantes na Vila Loureiro, os quais serão transportados na ida e volta da nova escola.
Manutenção da turma - Segundo o prefeito Junaro Figueiredo, ao contrário de especulações anteriores, a 7ª série da escola Érico Veríssimo não será extinta, ou seja: esta medida é apenas para este ano letivo, pelo pouco número de alunos. No ano que vem, se as matrículas completarem um número satisfatório de alunos (mais de 10 alunos), a 7ª série funcionará normalmente na escola da Vila Loureiro.
Novas medidas - De acordo com o secretário Vitor Hugo, a atual gestão adotou uma nova medida administrativa visando a economicidade e a otimização de recursos humanos. Assim, com base em boletins estatísticos do Censo Escolar (documentos oficiais repassados mensalmente à SEMECE pelos professores das escolas municipais), a Secretaria adotou, como critério, um número satisfatório mínimo de alunos por turma. Desta forma, este trabalho está sendo feito em todas as escolas e, no caso de turmas com números insuficientes de alunos, será feita a realocação, com todo o suporte necessário para evitar o prejuízo do estudante, como o transporte escolar gratuito. Assim, como no caso da 7ª série da Escola Municipal Érico Veríssimo, não serão extintas as turmas com número inferiores de alunos, mas, sim, transferidas para o ano letivo em que for apresentado número de estudantes matriculados condizentes com as medidas adotadas pela SEMECE.
Roteiro de visitas - Segundo Vitor Hugo, a partir da próxima semana, uma comitiva da SEMECE estará percorrendo as escolas da rede municipal de ensino para averiguar a situação do espaço físico e as necessidades de obras, com o apontamento das reais necessidades de cada uma e a solução de problemas de primeira necessidade. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)