Museu Arqueológico recebeu a exposição “Pluralidade - Imigração no Noroeste do Rio Grande do Sul”

  • Atividade integrou a programação de aniversário do município

    Assunto: Projetos  |   Publicado em: 29/06/2017 às 13:52   |   Imprimir

Entre os dias 19 e 26 de junho, o Museu Arqueológico de São Luiz Gonzaga recebeu a exposição itinerante “Pluralidade - Imigração no Noroeste do Rio Grande do Sul”.  A iniciativa busca valorizar a contribuição de diferentes grupos étnicos no processo de formação social, cultural e econômica no Noroeste do Estado.  

Os dias de exposição contaram com a visita de turistas, da comunidade e de alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino. Além da temática sobre a imigração, o museu recebeu também, no início de junho, a exposição “Pluralidade – Comunidades indígenas no Noroeste do Rio Grande do Sul”.

Para a chefe do Setor de Cultura, Irene Notarjácomo, o projeto realiza um papel importante na ampliação do conhecimento sobre as origens dos municípios da região. “Foi uma sequência de exposições, com um material diversificado, para contribuir com a população e os estudantes. Conhecer as nossas origens e valoriza-las é algo muito importante para preservar a nossa história”. A responsável pelo Setor de Cultura também ressaltou que o projeto atende aos requisitos da Lei 11.465/2008, a qual tornou obrigatória a inclusão da temática ‘História e Cultura Afro-brasileira e Indígena’ no currículo da rede de ensino.  

A atividade foi uma iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Semece), por meio do Setor da Cultura, que solicitou o material itinerante do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) da Unijuí, diversificando o acervo do Museu Arqueológico durante a  programação do aniversário de São Luiz Gonzaga. Para o próximo ano, o setor busca trazer a exposição “Pluralidade – Afro-brasileiros no Noroeste do Rio Grande do Sul” para o Museu Arqueológico.

As exposições compõem o Projeto Conhecer para Transformar e são uma promoção da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do RS (Fidene), Unijuí e MADP, com o patrocínio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A Administração Municipal agradece o apoio das instituições e a cedência do material para a exposição.

SOBERANAS DO MUNICÍPIO

O Setor de Cultura também iniciou a recuperação dos trajes utilizados pelas soberanas do município. O objetivo é valorizar o belo trabalho realizado na confecção dos trajes oficiais e também pelas representantes da beleza da mulher são-luizense ao longo dos anos. Até o momento, foram emprestadas ao setor as vestimentas utilizadas nos anos de 2007, 2009 e 2015, as quais estão em exposição no Museu Arqueológico. O setor agradece a Tanise Crestani, Shana Mainara Moreira Machado e Karol Moreira Machado pelo empréstimo dos trajes para a exposição e também segue na busca para ampliar o número de itens. Mais informações com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Semece) pelo número 3352-4407.   

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga