Espetáculo de Natal das escolas municipais encantou o público na noite de domingo

• Papai Noel descendo de rapel pela torre da Igreja Matriz também foi uma das atrações do final de semana

Assunto: Natal Luz  |   Publicado em: 10/12/2019 às 09:57   |   Imprimir

A programação do Natal Luz das Missões 2019 segue encantando os são-luizenses e a comunidade regional. Na noite de domingo (8), no palco junto a Igreja Matriz, ocorreu a apresentação do “Natal Encantado das Escolas Municipais”. O espetáculo, coordenado pela Secretaria de Educação e Esporte (SEMEDE), contou com apresentações de 19 educandários que integram a Rede Municipal de Ensino.

Durante a abertura do espetáculo, a secretária de Educação, Rosangela Vidoto, ressaltou a verdadeira magia do Natal. “Estamos muito felizes que a comunidade tenha vindo prestigiar o trabalho desenvolvido pelas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, as quais realizam um lindo trabalho em nosso município. Acredito que esse seja realmente o espírito do Natal, quando apoiamos uns aos outros, valorizando o trabalho de cada um”.

O prefeito Sidney Brondani também destacou a atuação das escolas municipais. “Graças ao trabalho da SEMEDE, equipes diretivas, professores, alunos, famílias e toda a comunidade escolar, nossos educandários municipais são referência na região. Parabenizo as escolas e agradeço a participação na programação do Natal Luz das Missões, ajudando a espalhar o espírito natalino pelo município”.

A solenidade também contou com a participação da primeira-dama Maria Lurdes Brondani; do presidente da Câmara de Vereadores, José Antônio Flach Werle; da secretária de Turismo e Cultura, Rose Grings; da representante da 32ª CRE, Denise Figueiredo; da diretora da URI, Dinara Bortoli Tomasi; do representante da ACI, Iuri Martins; da rainha do município, Yaçana Finger Marcon e da embaixatriz do turismo RS internacional, Eduarda Heinzmann.

Para representar a união das escolas, uma árvore de Natal foi montada no palco e recebeu enfeites confeccionados pelas escolas e pela SEMEDE. Após belas apresentações de dança e canto, a última atração do espetáculo contou com a participação de um coral, formado por representantes de todas as escolas, equipe da secretaria e autoridades. Encerrando a programação de domingo, a aguardada chegada do Papai Noel descendo de rapel pela torre da Igreja Matriz. Com o apoio do 2º Pelotão de Bombeiro Militar e sob os aplausos do público, o bom velhinho fez a alegria de crianças e adultos presentes na Praça da Matriz.

ATIVIDADES

Diversas atividades integraram a programação do Natal Luz das Missões 2019. Na sexta-feira (6), ao lado da Casinha do Papai Noel, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) – da Secretaria de Ação Social e Comunitária – promoveu uma oficina e exposição de brinquedos com materiais recicláveis. Os itens foram confeccionados pelos grupos que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Também na sexta-feira, a programação contou com convidados especiais. Na ocasião, a comunidade pode conferir as belas apresentações do balé Sonho de Bailarina, da banda marcial José Rodrigues (ambos projetos da Escola Municipal José Rodrigues) e do grupo de dança gaúcha da Escola Evaristo Afonso de Castro. Os projetos são desenvolvidos com o apoio da ENEL, no município de Garruchos.

Na noite de sábado (7), com o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura, a apresentação do Fênix Grupo Folklorico foi a grande atração do Natal Luz das Missões. No Palco Cenair Maicá, com o show “Ritmos y Raíces de America Latina”, o grupo encantou o público com danças folclóricas dos povos sul-americanos. Na ocasião, o Fênix Grupo Folklorico também foi homenageado pelo professor e poeta Orci Machado, o qual presenteou o grupo com uma pajada sobre a atuação do Fênix na divulgação e preservação da cultura.

AGRADECIMENTOS

A Comissão Organizadora agradece ao CRAS, balé Sonho de Bailarina, banda marcial José Rodrigues, grupo de dança gaúcha da Escola Evaristo Afonso de Castro, Fênix Grupo Folklorico e todas as escolas municipais pela participação na programação do Natal Luz das Missões. Agradecimentos também ao público que prestigiou as atrações. As fotos das atividades estão disponíveis no Facebook do Natal Luz das Missões.

A festividade é uma realização da Prefeitura de São Luiz Gonzaga (com a coordenação da primeira-dama, Maria Lurdes Brondani), Câmara de Vereadores, ACI, Sindilojas e Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos (AREA). O Natal Luz das Missões conta com o patrocínio da Enel, Alimentos Estrela, Coopatrigo, Sicredi, Camera e CFC Cadore.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga