São Luiz Gonzaga decreta situação de emergência por conta da estiagem

O Município de São Luiz Gonzaga decretou, na tarde desta sexta-feira, 24 de janeiro, situação de emergência em decorrência dos prejuízos ocasionados pela estiagem que vem assolando a região nas últimas semanas, já trazendo perdas significativas para a economia e setor primário.

Com a expedição do decreto, o Município aguardará a sua homologação por parte do Governo do RS e do Governo Federal. Após o reconhecimento da situação de emergência, a Prefeitura estará apta a receber recursos emergenciais, bem como poderá efetuar ações pontuais mais céleres, como o abastecimento de água para as comunidades atingidas e aberturas de poços artesianos para a captação e reservatório pluvial no interior.

O decreto de situação de emergência foi embasado por dados elencados de entidades ligadas ao setor primário, econômico e social do município, que atestaram os prejuízos irreversíveis constatados pela falta de chuva pelo longo período de estiagem.

A assinatura do ato, realizado pelo prefeito Piti Werle, contou com a presença do Major Silvano e Sargento Nagel, da Coordenadoria Regional de Defesa Civil do RS.

O decreto municipal conta com o prazo de vigência de 180 dias a partir de sua publicação, podendo ser prorrogado pelo mesmo período conforme a necessidade.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga. Foto: Bruna de Cássia)