IFFar começa sondagem do solo na área do futuro campus

A empresa FAC Empreendimentos, contratada pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) para fazer a sondagem do solo na área destinada pelo Município para sediar o futuro campus São Luiz Gonzaga, já trabalha no local. Na manhã desta quarta-feira, dia 28, técnicos da empresa estiveram na área acompanhados da professora do IFFar e integrante da comissão de implantação do campus, Kellem Soares, para dar início aos trabalhos.

O grupo foi recebido pelo prefeito Sidney Brondani e pela secretária municipal de Educação e Esporte, Mariza Ditz Klein. “A sondagem de solo é primeiro passo para estabelecer os pontos onde serão erguidos os prédios do campus. Vamos prospectar os locais exatos onde serão construídos três prédios pedagógicos, além de um para a biblioteca e um prédio administrativo, bem como guarita e um ginásio e refeitório para os alunos”, explicou Kellen Soares. Segundo ela, serão feitos 29 furos para análise de profundidade e estabilidade do terreno em oito pontos diferentes da área. “Esse trabalho começa hoje (quarta-feira) e deve se estender por cera de oito dias”, completa Kellem.

O prefeito Sidney Brondani salientou que essa é mais uma etapa no processo de implantação do campus do IFFar São Luiz Gonzaga. “Com essa prospecção do solo a empresa apontará os melhores locais para receberem as fundações dos primeiros cinco prédios do campus.” A previsão é que a sede definitiva do IFFar esteja recebendo seus estudantes em 2028. As atividades, porém, começam antes, a partir do primeiro semestre, no prédio da antiga sede do CNEC.