Ministro do TCU inclui Município em relatório sobre tragédia no Estado

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes, relator da comissão do TCU formada para acompanhar as ações de auxílio após a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul, esteve em São Luiz Gonzaga no fim da tarde de sexta-feira, dia 19. Ele veio conferir de perto os estragos causados pela microexplosão atmosférica que atingiu cinco bairros da cidade na noite de 15 de junho.

Acompanhado do prefeito Sidney Brondani e do presidente da Coopatrigo, Paulo Pires, Nardes esteve na área da cooperativa atingida pela tempestade. Ao receber os relatos sobre o ocorrido em São Luiz Gonzaga, afirmou que o Município será incluso em seu relatório ao governo federal a fim de buscar recursos e apoio para a reconstrução do Estado. “Sou da região, de Santo Ângelo, e quando fiquei sabendo da tempestade ocorrida aqui em São Luiz fiz questão de vir colocar os serviços do TCU junto à comissão para apoiar a comunidade são-luizense. Estamos acompanhando e destacamos que a União tem de agir mais e com maior rapidez para auxiliar o Rio Grande do Sul ”, destacou o ministro.

O presidente da Coopatrigo mostrou para João Augusto Nardes os estragos ocorridos na sede da cooperativa, um dos locais mais atingidos pelo evento climático. “Tivemos aqui na região onde fica nossa matriz o epicentro da tempestade. A quantidade de entulho mostra tudo o que tivemos de reconstruir e ainda estamos reconstruindo”, afirmou Paulo Pires.

O prefeito Sidney Brondani ressaltou a importância da vinda do ministro Nardes. “Ele é um parceiro da região e levará ao TCU a nossa situação, nos dando importante apoio na busca de auxílio junto ao governo federal. Ainda estamos, com o apoio da comunidade e de municípios vizinhos reconstruindo o que foi destruído e dando todo o suporte para nossa comunidade e passamos ao ministro do Tribunal de Contas da União que tivemos mais de 1 mil casas e edificações atingidas. Também aguardamos a edição de uma nova medida provisória ou determinação da União que possa incluir nosso município no programa do Auxílio Reconstrução, o que ainda não ocorreu. O ministro Nardes saber do ocorrido em São Luiz Gonzaga é fundamental para que possa interceder na busca desses recursos”, afirmou Brondani.