Defesa Civil regional dá parecer favorável e Emergência aguarda homologação estadual

O Decreto de Situação de Emergência em São Luiz Gonzaga emitido na sexta-feira, dia 31, pelo prefeito Sidney Brondani, já está em análise pelo governo do Estado. O documento obteve no final de semana parecer favorável da Coordenação Regional de Defesa Civil, sediada em Santo Ângelo, primeira das três etapas do processo, e deve ser homologado em breve pela Defesa Civil estadual.

A decisão de colocar o Município em Situação de Emergência foi tomada em reunião da Comissão Municipal de Defesa Civil ocorrida na tarde da última quarta-feira na prefeitura. Representantes do Executivo Municipal, Emater, Coopatrigo, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Exército, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Militar deliberaram que os grandes prejuízos no setor primário, principalmente na reta final da colheita da soja e na produção de alimentos como hortigranjeiros, e na infraestrutura do Município, principalmente as estradas do interior, que ficaram sem a devida manutenção em virtude do excesso e chuvas, justificam o decreto.

Caso seja homologado pelo Estado, que é a segunda etapa, o documento permite que o Município possa pleitear recursos estaduais para recuperação dos prejuízos e também que avance a terceira e última etapa, que é o reconhecimento da Situação de Emergência por parte do governo federal e a consequente possibilidade e acesso aos recursos da União destinados para a reconstrução do Rio Grande do Sul.