Prefeitura Municipal oficializa doação de terreno à Casa do Poeta

Imóvel cedido à Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS teve sua oficialização no dia 16 de abril, e servirá para a construção da sede da importante associação que visa valorizar os poetas, escritores e artistas locais

No último dia 16 de maio, foi realizado o ato oficial de cedência de um terreno para a Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS, oportunidade em que o prefeito Junaro Figueiredo entregou a escritura à atual presidente da associação, Vânia Coimbra. De acordo com a presidente, no terreno cedido, o qual mede 3.496,48m², será construído o Centro de Cultura Regional Casa do Poeta, o qual será de grande utilidade para toda comunidade são-luizense e da região, uma vez que o referido Centro Cultural irá contribuir na formação de crianças e jovens e na melhora da qualidade de vida de todos os cidadãos, sendo um espaço gerador de trabalho e renda.

A CASA DO POETA - Segundo Vânia Coimbra, a Casa do Poeta – POEBRAS/São Luiz Gonzaga foi fundada em 26 de setembro do ano 2000, completando, desta forma, 15 anos no dia 26 de setembro deste ano. Os objetivos da POEBRAS, de acordo com sua presidente, são: congregar, promover, prestigiar, amparar e valorizar os poetas, escritores e artistas em geral; criar um fundo editorial, e, na medida do possível, aplicá-lo na edição de obras relevantes, mantendo o acervo delas, dados biobibliográficos, edições de livros, revistas e arquivos necessários à preservação e divulgação de suas atividades; realizar congressos, concursos, festividades, intercâmbios culturais, tertúlias, palestras, cursos e promover por todos os meios a Cultura; colaborar com os poderes constituídos, entidades de classe, congêneres, entre outros; ser uma mensagem constante de paz, amor, compreensão e solidariedade.

A escolha da diretoria é realizada entre os componentes ativos de entidades. Os principais fatores de escolha é a paixão pela nossa arte e cultura e o trabalho voluntário.

A CONQUISTA DO OBJETIVO - A busca de um espaço físico para a instalação da Casa do Poeta vem de longa data, segundo sua presidente, a qual ressalta que “o que nos levou a persistir nessa busca foi, justamente, o entendimento que temos de que a partir da construção de uma sede própria poderemos dar continuidade, com mais segurança, aos projetos que já realizamos, bem como concretizar outros ainda não iniciados”.

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS - Assim, com a oficialização da cedência do terreno, Vânia Coimbra, em nome da Casa do Poeta, salienta: “queremos agradecer sempre a todas as pessoas que se empenharam para a concretização desse sonho: ao ex-prefeito Jauri Gomes de Oliveira, que doou o primeiro terreno; ao ex-prefeito Agnaldo Caetano, que doou o terreno atual; ao ex-prefeito Mário Meira e ao nosso prefeito “guri” Junaro Figueiredo, que não mediu esforços para que o referido terreno fosse legalizado para a Casa do Poeta. Assim, estendemos o agradecimento a todos os artistas, amigos e familiares que acreditaram e nos incentivaram e, também, àqueles que duvidaram, pois sua incredulidade nos impulsionou e nos deu forças para continuar, mesmo nos momentos mais difíceis”, finaliza Vânia. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)