União em prol do desenvolvimento foi tema do lançamento do PEM

Na noite desta segunda-feira, 23 de março, o Salão de Atos da URI – São Luiz Gonzaga foi palco da cerimônia de lançamento do “Planejamento Estratégico do Município”, o qual contou com palestra do diretor da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena, do Tribunal de Contas do Estado do RS, Sandro Trescastro Bergue

O evento, que teve seu início às 19h30min, contou com a apresentação do Comitê Gestor do Planejamento Estratégico de São Luiz Gonzaga, o qual é formado pelo prefeito Junaro Rambo Figueiredo; professora Sonia Bressan Vieira, da URI-São Luiz Gonzaga e coordenadora do projeto; vereadora Maria de Lourdes Matzenbacker, da Câmara Municipal; Maurício Caíno, presidente do Sindicato Rural; Nilton Teixeira, presidente da ACI; Nelson Faleiro, presidente do Sindilojas; e José Grisolia Filho, diretor de A NOTÍCIA e representante da imprensa local.

Após a entoação do hino do município, executada pelo intérprete Dinis Soares, o prefeito Junaro Figueiredo abriu os trabalhos com seu pronunciamento, no qual salientou a importância da iniciativa em fomentar um planejamento para o desenvolvimento de São Luiz Gonzaga.

DESENVOLVENDO A SOCIEDADE COMO UM TODO - Segundo Junaro, o futuro Plano Estratégico terá o objetivo de desenvolver toda a sociedade de São Luiz e região, contando, para isso, com a visão dos mais variados segmentos e com a ação efetiva de todos. Sobre isso, agradeceu o envolvimento de todos os componentes do grupo com a premissa de formatar o plano, no intuito de efetivar, dentro de muito em breve, um traçado estratégico que delineará os rumos que o município deverá tomar para alcançar o desenvolvimento em sua forma plena.

PARTICIPAÇÃO ACADÊMICA - A diretora da URI-São Luiz, Dinara Tomasi, destacou o comprometimento da universidade em colaborar com o desenvolvimento e progresso do município, o qual terá possibilidades ampliadas com o estudo e formatação do Plano Estratégico elaborado em conjunto com a comunidade acadêmica e os segmentos integrados. Desta forma, salientou que a URI estará sempre contribuindo, ao longo dos anos, com a utilização dos cursos de graduação na área que proporcionem o embasamento teórico e prático para o planejamento de ações futuras.

EXPECTATIVA - Em seguida, a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento – COMUDE e coordenadora do projeto do PEM, Sônia Bressan Vieira, discorreu sobre a expectativa com o início dos trabalhos, dando boas-vindas a todos os integrantes e entidades do município, salientando que o objetivo do PEM é trazer sustentabilidade, modernidade e prosperidade para São Luiz Gonzaga alicerçados nas raízes missioneiras, cujos eixos definidos pelo grupo de trabalho envolverão aspectos a serem elencados por todos os segmentos da sociedade.

COMO FORMATAR UM PLANO ESTRATÉGICO - O convidado principal da noite, Sandro Trescastro Bergue, abordou, durante sua palestra, todos os aspectos teóricos inerentes a um pensamento estratégico, o qual é um importante passo para se definir um Planejamento Estratégico a longo prazo para o município, possuindo, como premissas, o interesse público como fundamento; o desenvolvimento social como propósito; o pensamento estratégico como meio e, finalmente, o planejamento estratégico como instrumento.

SEM RECEITA PRONTA - Uma das principais recomendações que o painelista abordou durante seu pronunciamento foi o compromisso do grupo em formatar um Plano Estratégico próprio, fugindo de “receitas prontas” provenientes de planos de outros municípios. Para Sandro, a responsabilidade do grupo de trabalho é de realmente elaborar um Plano Estratégico para São Luiz Gonzaga, contendo todas as necessidades para apontar ações futuras e efetivas para o desenvolvimento.

A PROCURA PELO MELHOR CAMINHO - Ao final dos trabalhos, Bergue, cumprimentando a comunidade são-luizense pela iniciativa de montar o Plano Estratégico do Município de São Luiz Gonzaga, finalizou: “não podemos beber de outras fontes para tentar resolver os nossos problemas; o PEM precisa ser nosso, com todas as características locais e dos segmentos existentes no município para, em conjunto e em sintonia com as necessidades e diretrizes elencadas, apontar o caminho para o desenvolvimento, o qual deverá ocorrer de maneira constante, em plena evolução, de forma apartidária e com o apoio de todas as forças vivas da sociedade”. Ao final do evento, o grupo artístico de dança Fênix fechou a noite com uma belíssima apresentação para o público.

O TRABALHO CONTINUA - Após o ato de lançamento do “Planejamento Estratégico do Município”, o grupo gestor já divulgou novos encontros em que serão reunidos os grupos setoriais para a análise de aspectos e dados levantados para a formatação do PEM. No próximo dia 9 de abril, ocorrerá um novo encontro, denominado “Reunião de Sensibilização e Preparação ao PEM”, oportunidades em que serão definidas diretrizes de trabalho e o papel de cada segmento e entidade na apresentação de dados e informações. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)